Cidades

Italianos e descendentes participam da 1ª Missão Consular em MT

2 minutos de leitura
Italianos e descendentes participam da 1ª Missão Consular em MT
(Foto: Lucas Bellinello/O Livre)

Uma reunião realizada nessa sexta-feira (09) entre os italianos e descendentes que moram em Cuiabá encerrou as atividades do evento da missão consular da Itália em Mato Grosso. A reunião teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre a aquisição da nacionalidade italiana e fomentar as atividades da comunidade italiana em Cuiabá.

Apenas em Mato Grosso, a população de descendentes de italianos pode variar entre 200 e 300 mil pessoas, a maioria descendentes de gaúchos e paulistas que, por sua vez, eram descendentes de italianos. Durante a reunião, imigrantes e descendentes levantaram questões para fomentar a comunidade.

Para a italiana Carmelinda Ferrante, professora do Instituto Michelangelo, é importante que os descendentes de italianos se aproximem da cultura de seus ancestrais.

“Os italianos precisam também saber o hino nacional de seu país de origem, precisam falar o idioma italiano e conhecer a cultura do país, não basta apenas ter um passaporte”, disse a professora.

Professora Carmelinda Ferrante durante a reunião (Foto: Lucas Bellinello/O Livre)

O evento da missão consular italiana foi rezaliado na Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT).

Em entrevista exclusiva ao LIVRE, o Consul Geral da Itália Filippo La Rosa disse que a comunidade italiana é bastante expressiva em Mato Grosso, tendo papel importante nas atividades econômicas do estado.

(Reprodução)

“Foram dois dias [de evento] muito produtivos, fazia muito tempo que o Mato Grosso não fazia um evento assim. Fomos muito bem recebidos pelo presidente das Indústrias que é de origem italiana,  isso é a demonstração da capilaridade dos italianos e dos valores. Fico feliz do que vi nesses dois dias”, disse Filippo.

O Cônsul ainda vê a possibilidade de parcerias empresariais entre a Itália e o estado de Mato Grosso. “Somos países muito parecidos, dividimos raízes culturais profundas. Esse é o começo de uma caminhada, já definimos algumas iniciativas. Esse é um estado pujante, tem a economia muito forte, existem empresas italianas que podem virar parceiras de empresas de Mato Grosso e esse é o começo de uma caminha que pode ser produtiva”, finalizou.

 

 

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes