Mesmo após a redução do isolamento social no país, com a reabertura da maioria das atividades econômicas, o movimento observado por microempreendedores ainda é consideravelmente menor do que no pré-pandemia. É o que mostra uma nova pesquisa da SumUp, instituição financeira que presta serviços de máquina de cartão para pequenos negócios.
A rodada da pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de novembro, com 1,5 mil clientes da empresa em todo o país. A ideia é entender o impacto da covid-19 na atual fase da pandemia.Os números mostram que 58% dos pequenos negócios que reabriram ainda tem movimento inferior ao do início do ano. Entre os que mantêm pontos de venda fechados, 90% informam baixo movimento nos negócios.
Pessimismo ou otimismo?
Em seu levantamento, a pesquisa da SumUp mostra que 37% dos donos de pequenos negócios acreditam quem o movimento vai melhorar com a proximidade do Natal. Outros 10% acreditam que o movimento vai aumentar muito, mas 24% demonstram pessimismo e preveem queda nas vendas.
“Não temos certeza de nada. O movimento ainda é baixo e não posso dizer que haja um otimismo de que as coisas vão melhorar. Se acontecer uma segunda onda, como dizem, o futuro das empresas está ainda mais comprometido“, afirmou Fábio Marinho, dono de uma loja de presentes em Cuiabá.
Outro ponto nessa rodada de pesquisa é a consolidação da venda online como uma das principais estratégias de negócios. O setor teve adesão de quase 100% dos empreendedores, que formam a base de clientes da empresa.
Esse movimento de adoção da venda online tem sido progressivo e já foi observado desde o início da pandemia.
(Com Agência Brasil)