IPVA só em março

Governo de Mato Grosso prorrogou o início da cobrança do imposto em 2021. Confira até quando você pagar com descontos ou parcelado

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O Governo de Mato Grosso publicou nesta terça-feira (15) um decreto alterando o calendário de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2021. Com isso, o vencimento que iniciaria a partir de janeiro, foi prorrogado para março.

Secretário de Fazenda, Rogério Gallo explica que foi necessário reorganizar os prazos de vencimento do IPVA 2021 considerando o momento em que cidadãos e empresas mato-grossenses ainda se recuperam dos efeitos financeiros ocasionados pela pandemia.

Outro fator que determinou a mudança no calendário foi o prazo final para pagamento do tributo referente ao exercício de 2020, que encerra agora, em dezembro. Para que os vencimentos não ocorressem dentro de períodos próximos, os valores de 2021 foram prorrogados.

E apesar da mudança, os descontos nos pagamentos em cota única e opções de parcelamento serão mantidos no próximo ano.

Sendo assim, o IPVA poderá ser pago com descontos de 5% ou 3% ou em até seis vezes, desde que a data de vencimento da última parcela não ultrapasse o ano de referência.

Confira o novo calendário:

  • finais de placas 1, 2 e 3 – vencimento em março;
  • finais de placas 4, 5 e 6 – vencimento em abril;
  • finais de placas 7, 8 e 9 – vencimento em maio;
  • finais de placas 0 – vencimento em junho.

Os valores da alíquota do tributo variam de 1% a 4% sobre o valor venal do veículo, que é determinado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorClínicas descrendenciadas pelo Detran
Próximo artigoIndústria quer congelar carga tributária em MT para estimular setor em 2021