Internet das Coisas revoluciona agronegócio, afirmam especialistas

Em busca de mais eficiência, produtores rurais poderão conhecer novas tecnológicas no evento IoT Day

O termo ainda é novidade para muitos – Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) – mas no mundo tecnológico, enquanto vivencia-se a 4ª Revolução Industrial, ele significa um nível de conectividade que permite a busca por soluções e eficiência ainda não experimentado por muitos setores.

O agronegócio de Mato Grosso foi convidado e ingressar nesse universo no próximo dia 12, com a realização do evento IoT Day – Aplicações, Desafios e Resultados no Agronegócio, que acontece no Hotel Delmond, em Cuiabá.

Realizadora do encontro, voltado para produtores rurais e profissionais do setor, a comunidade tudo sobre IoT, idealizada pela administradora Thelma Troise, propõe a discussão de tecnologias e temas relacionados à transformação digital no agronegócio.

“Vamos falar de oportunidades, sobre como a IoT pode contribuir para a eficiência e a produtividade do agronegócio”, reforçou a profissional, que será uma das palestrantes, com o tema “Internet das Coisas, o caminho para Transformar o Agronegócio”.

Leia também:
Estratégias da Internet das Coisas propõem soluções para o agronegócio

Analista do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Diogo Bezerra Borges irá palestrar no evento sobre regulamentação do uso da Internet das Coisas no Brasil, sobretudo associada ao setor agropecuário. Seu tema será “Plano Nacional de IoT”, abordando as ações do MCTIC e do Ministério da Agricultura e Pecuária para impulsionar a IoT no país. Ele também atua junto à Câmara Agro 4.0, em Brasília.

O encontro, que será das 8h às 18 horas, ainda abordará os seguintes temas: “Impacto da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados )no IoT”, com o membro do Comitê de Direito Digital e Compliance da FIESP/OAB, João Peres; “Simplicidade, escalabilidade e baixo custo na conectividade IoT”, com o diretor da IoT Business Development& Sales da WND – SigfoxOperator, Eduardo Ilha; “Produtividade no Agronegócio se faz com Telemetria”, com o engenheiro da Newtec, Ivan Soares; “Geração de Energia Solar”, com o diretor da Business Unit Energia na WDC NETWORKS, André Souza.

Também serão abordados os assuntos “Melhorando a eficiência: Agro do Futuro”, com o engenheiro de vendas da SITECH – Sotreq Group, Samuel Abreu de Brito; “Gerência da Conectividades IoT”, com o diretor comercial da M2Data, Leandro Augusto Sampaio, e “Agricultura de Precisão”, com o gerente de Contas na Advantech, Iuri Gomes.

Toda a programação, assim como a inscrição, pode ser acessada no link https://tudosobreiot.com.br/iot-no-agro/.

“Os temas pensados para este evento irão esclarecer as principais dúvidas do segmento agro, principalmente nesta fase em que muitos empresários estão analisando as tecnologias disponíveis, e quem não sair na frente terá dificuldades para atingir resultados no futuro. Haverá desde o panorama regulatório traçado pelo MCTIC, passando pela criação de inovação no agro até a Lei Geral de Proteção de Dados, assunto extremamente necessário para resguardar as informações produzidas e de interesse da propriedade que estiver fazendo uso dessa ampla conectividade”, esclareceu o diretor-presidente da empresa Ausec, uma das parceiras na realizaçãodo evento, Wagner Figueiredo.

Ainda fazem parte do rol de apoiadores do evento a empresa WDC NETWORK, o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Conexão Agrihub e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS