Destaques

Internacional para cargas: aeroporto de Cuiabá tem sido estratégico para combater pandemia

Além de produtos para uso hospitalar, terminal aeroportuário que fica na Região Metropolitana recebe medicamentos e insumos agrícolas e para as indústrias

1 minuto de leitura
Internacional para cargas: aeroporto de Cuiabá tem sido estratégico para combater pandemia
Em maio, Aeroporto Internacional Marechal Rondon recebeu 26 toneladas de produtos vindos da China para combater coronavírus (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Muita gente se questiona porquê o Aeroporto Marechal Rondon é internacional, se não possui voos para fora do país. Mas a questão é que desde 2006, o terminal aeroportuário de Cuiabá, que fica em Várzea Grande (região metropolitana), já operacionaliza transporte de cargas internacionais.

Em média, por ano, Mato Grosso recebe 40 toneladas de produtos e equipamentos que chegam pelo aeroporto Marechal Rondon, trazidos por aeronaves que vem de outros países.

Neste momento de pandemia, os principais produtos recebidos, conforme informa a Centro-Oeste Airports (COA), são os utilizados para combater o coronavírus, vindos principalmente da China e dos Estados Unidos.

Ao final de maio, o Estado recebeu 120 respiradores e 215 monitores comprados pelo Governo na China. Foram 26 toneladas de equipamentos, entre 40 mil macacões, 5 mil protetores faciais, 500 mil máscaras cirúrgicas, entre outros EPIs.

O Marechal Rondon também é destino de outros tipos de produtos, como medicamentos, insumos agrícolas e insumos para as indústrias.

Internacionalização de passageiros

Por enquanto, os voos internacionais que passam pelo terminal aeroportuário são apenas para cargas. Mas a COA esclarece que o processo de internacionalização do aeroporto para voos comerciais continua em andamento.

Em razão da crise provocada pela pandemia de coronavírus, o assunto está em segundo plano, mas a empresa que administra o aeroporto garante que assim que a situação estiver sob controle, as negociações com as empresas aéreas devem ser reiniciadas e, em um futuro breve, será possível sair de Cuiabá para destinos internacionais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes