Mato Grosso

Interceptação mostra existência de negócio entre empresário preso e deputado

3 minutos de leitura
Interceptação mostra existência de negócio entre empresário preso e deputado
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Interceptações telefônicas feitas durante a Operação Rota Final mostram o empresário Eder Augusto Pinheiro, sócio da Verde Transportes, oferecendo viagens, inclusive ao exterior, ao deputado estadual Pedro Satélite (PSD). As transcrições constam na denúncia oferecida pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) do Ministério Público Estadual (MPE) ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

A conversa revela a existência de um negócio entre os dois. “Eu tô te ligado pra falar é do nosso negócio não, eu tô te falando pra falar do problema que cê tá passando aí”, diz o Eder Pinheiro a Pedro Satélite no início da conversa.

Primeiro, o empresário oferece seu avião particular para que o deputado viaje à Bahia com sua família. “Pega sua menina aí, sua mulher, monta no meu avião aqui e vamo lá pra Bahia, passa lá, deixa sua filha lá com sua mulher uns dias pra poeira baixar”, diz Eder Pinheiro. “Então, queria que cê contasse com seu amigo. Aqui não é o Eder empresário e nem o Pedro deputado”, propõe o empresário. À época, o deputado passava por um momento sensível com a divulgação de um problema familiar.

As investigações do MPE indicam a existência de um esquema para fraudar e bloquear as licitações do transporte público intermunicipal. Os empresários Éder Pinheiro e Júlio Cesar Sales Lima, dono da Viação Xavante, foram presos temporariamente na quarta-feira (25) durante a deflagração da operação. Os diretores da Verde Max Willian Barros e Wagner Ávila do Nascimento também foram presos.

Os deputados Pedro Satélite e Dilmar Dal Bosco (DEM), o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, e o ex-presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Ager-MT) também são investigados.

Em um trecho do diálogo interceptado o empresário oferece seu avião particular:

Eder Pinheiro: “Agora, o que eu queria te falar é o seguinte Eu tô com um avião com um Baron (tipo de avião)”
Pedro Satélite: “Urrum”
Eder Pinheiro: “Amanhã cê quiser, amanhã, depois, o dia que que cê quiser. Pega sua mulher, pega sua filha aqui, vamo comigo lá pra Bahia, fica lá, eu tenho um apartamento lá na casa, meus pais estão lá, cê pode ficar lá ou pode ficar num outro apartamento que eu tenho numa praia dum amigo nosso. Sossegado lá em Arraial D’Ajuda. passa lá uma semana com ela”.

O empresário ainda “melhora” a oferta, dando opção para que o deputado vá para a cidade de Orlando, nos Estados Unidos. “Tô te dando opção. As vezes cê quer ir para aquele apartamento meu lá em Orlando, nos Estados Unidos”, diz trecho da transcrição.

Eder Pinheiro oferece ainda hospedagem na cidade Norte Americana. “Tá lá, num tem despesa nenhuma. Aí pros Estados Unidos cê tem que comprar duas passagens, porque as passagens agora que é barato. Cê vai lá, fica lá em Orlando, quieto, cê passa lá uma semana, dez dias, fica lá no meu apartamento que eu tenho lá”, diz.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes