Destaques

Instituto de Previdência Social de Sinop é invadido por hackers

2 minutos de leitura
Instituto de Previdência Social de Sinop é invadido por hackers

O sistema de informática utilizado pelos funcionários do Instituto de Previdência Social de Sinop (PreviSinop) foi supostamente hackeado no último sábado, 14. O criminoso teria invadido e criptografado os dados, ou seja, várias pastas e arquivos ficaram inacessíveis.

De acordo com a diretora do instituto, Cassia Aparecida Ribeiro, um funcionário percebeu a movimentação estranha no sábado (14), acionando a segurança no mesmo fim de semana. “Um servidor teve que ir trabalhar no sábado par finalizar umas planilhas quando suspeitou que algo estava errado, ainda no domingo nossa segurança foi acionada e conseguimos conter a invasão”, disse.

O boletim de ocorrência foi registrado na segunda-feira (16). Ainda de acordo com documento policial, quando o servidor tentava abrir as pastas de arquivos, aparecia instruções para que o pagamento de uma quantia em dinheiro fosse realizado para que os dados pudessem ser acessados.

Após a verificação do fato, os arquivos foram formatados e o acesso voltou ao normal. A assessoria da prefeitura informou que o Previ-Sinop realiza back-up diariamente, nesta linha não houve prejuízos ao sistema previdenciário.
A prefeitura também emitiu uma nota a respeito da invasão. De acordo com o comunicado da assessoria o ataque de hacker teria sido voltado a criptografia de arquivos de rede (arquivos simples, por exemplo, documentos de Word, Excel, formulários, entre outros) que se encontravam no servidor do Previ-Sinop.

“Após identificada a ocorrência, realizou-se a formatação dos arquivos do servidor, restabelecendo a normalidade e acesso às mesmas pastas, já que o Previ-Sinop realiza back-up de seus arquivos diariamente”, diz trecho da nota.
A nota ressalta ainda que não houve quaisquer prejuízos ao sistema previdenciário, responsável pelo armazenamento de informações/dados previdenciários do funcionalismo público municipal e que não houve quaisquer contatos ou realização de pagamentos para readquirir o acesso às pastas criptografadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes