Eleições

Instituto Analisando: pesquisa aponta liderança de Emanuel na disputa eleitoral

Roberto França, Abílio Brunini e Gisela Simona também se destacam na intenção de votos dos cuiabanos; indecisos somam 53,1%

2 minutos de leitura
Instituto Analisando: pesquisa aponta liderança de Emanuel na disputa eleitoral
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) lidera pesquisa com 38,1% da intenção de votos dos eleitores. Em seguida, o ex-prefeito da Capital, Roberto França (Patriotas), aparece com 14,7%. O vereador Abílio Júnior (PSC) pontua em 3º lugar, com 9,2%, e a advogada e ex-superintende do Procon, Gisela Simona, está em 4º lugar com 6,3%.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Analisando, encomendada pelo site RDNews e publicada nesta quarta-feira (26). Foram entrevistadas 1.199 pessoas em 98 bairros de Cuiabá. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) – (MT-06212/2020).

Na espontânea, quando os eleitores são perguntados: “se as eleições fossem hoje em que o senhor (a) votaria para prefeito?”, Emanuel também lidera com 20,6%, França é citado com 9,7%, Abílio por 5,1% e Gisela por 2,1%.

Rejeição

Emanuel também apresenta a maior rejeição entre os citados pelos entrevistados, sendo apontado por 19,1% como o candidato que não receberia votos nestas eleições.

França apresenta 15,3% de rejeição dos votos, enquanto que Abílio está com 13,3%. Nesta lista, o pré-candidato a prefeito pelo PT, Julier Sebastião aparece em 4º lugar, obtendo 3,1% das rejeições, seguindo pelo possível candidato pelo DEM, Fábio Garcia, que apresenta 1,8%.

2º turno

Em uma simulação de 2º turno, Emanuel venceria em 12 cenários possíveis. Em uma disputa com França, o prefeito receberia 38,9% dos votos, enquanto que o ex-prefeito, 21,2%.

Eventual disputa com Fábio Gárcia, Emanuel teria 41% enquanto o democrata , 7,7%. Em páreo com Marcelo Bussiki, também do DEM, o emedebista receberia 41,8% enquanto que seu oponente, 6,1%.

Contra Gisela, Emanuel teria 41,1%; enquanto que a advogada, 12%. Emanuel contra Abílio, seria um resultado de 40% a 18%.

Na disputa com o vereador Felipe Wellaton (Cidadania), o prefeito receberia 43%, contra 7,2% de Wellaton.

Indecisos

A pesquisa espontânea revela que 53,1% dos eleitores cuiabanos ainda não sabem em quem votar nestas eleições. O cenário é considerado natural em período de pré-campanha, já que as convenções partidárias ainda não definiram quem serão os candidatos.

O número de eleitores que possivelmente votariam em branco ou nulo também se destaca. Essa seria a opção de 7,6% dentre os entrevistados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes