Instalação de redes de esgoto no Renascer entra em fase final

Concessionária reestrutura e aperfeiçoa sistema de coleta e tratamento do bairro cuiabano

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A comunidade do Jardim Renascer, localizado na região Leste de Cuiabá, chegará ao final de 2019 contando com uma nova realidade no que se refere ao saneamento básico. O bairro havia recebido, no ano de 2009, redes de coleta de esgoto.

A obra, no entanto, foi paralisada naquele mesmo ano, sem ser concluída.

O novo projeto, executado ao longo deste ano pela Águas Cuiabá, renovou as estruturas antigas e danificadas, além de trazer novas tubulações coletoras de esgoto para a localidade. Hoje, cerca de 50 profissionais trabalham nas obras, que devem ser concluídas dentro de duas semanas, conforme previsão da concessionária Águas Cuiabá.

Em razão do longo período de paralisação da obra, o plano de ação para a adequação e a ampliação das redes no local envolveu, a princípio, estudos de viabilidade. Posteriormente, para garantir a conclusão da rede e sua eficiência, foi necessária a reconstrução de trechos bem como a execução de obras complementares em pontos danificados.

Ao fim dos trabalhos, os investimentos no local resultarão em 11.000 metros de tubulações aptas a coletar e transportar o esgoto doméstico à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino, onde ele será tratado e, só então, devolvido à natureza.

“Todo o processo de entrega do sistema de esgotamento sanitário à comunidade do Jardim Renascer passou por análises e estudos de viabilização. Aquela era uma obra parada há quase 10 anos, o que nos demandou atenção e cuidado em prol do pleno e eficiente funcionamento das redes. Agora, estamos cada vez mais perto da conclusão e satisfeitos com a qualidade das estruturas que serão entregues à comunidade. No fim do ano, os 4.500 moradores do bairro contarão com uma nova rede que traz mais saúde e qualidade de vida à rotina de cada um”, observa o gerente de investimento, William Gomes Figueiredo.

Com a previsão de conclusão ao fim da segunda quinzena de dezembro, a companhia destaca, também, que suas equipes de relacionamento com a comunidade oferecerão todo suporte de informações aos moradores.

“Essa ação é uma rotina da companhia. Nossa equipe estará à disposição no bairro e, dessa forma, os moradores estarão amparados com informações quanto aos prazos e ajustes para conexão ao sistema”, pontua o gerente.

Sistema de esgotamento

A região do Jardim Renascer integra o Sistema de Esgotamento Sanitário Dom Aquino, ou seja, faz parte do grupo de localidades que enviam seus efluentes para o tratamento na ETE Dom Aquino.

O Plano de investimentos com conclusão no ano do tricentenário da capital, viabilizou o investimento de R$ 157 milhões no esgotamento sanitário do município. Desse montante, R$ 57 milhões foram destinados exclusivamente a esse sistema e resultaram na ampliação da ETE, na construção de novas Estações Elevatórias de Esgoto e na instalação de novas tubulações coletoras – como as do Jardim Renascer. (Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPedro Pascal não estava durante a gravação do quarto episódio de The Mandalorian
Próximo artigoVídeo | O Grito ganha aterrorizante trailer para maiores