Cuiabá

Instalação de redes de esgoto no Renascer entra em fase final

Concessionária reestrutura e aperfeiçoa sistema de coleta e tratamento do bairro cuiabano

3 minutos de leitura
Instalação de redes de esgoto no Renascer entra em fase final
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A comunidade do Jardim Renascer, localizado na região Leste de Cuiabá, chegará ao final de 2019 contando com uma nova realidade no que se refere ao saneamento básico. O bairro havia recebido, no ano de 2009, redes de coleta de esgoto.

A obra, no entanto, foi paralisada naquele mesmo ano, sem ser concluída.

O novo projeto, executado ao longo deste ano pela Águas Cuiabá, renovou as estruturas antigas e danificadas, além de trazer novas tubulações coletoras de esgoto para a localidade. Hoje, cerca de 50 profissionais trabalham nas obras, que devem ser concluídas dentro de duas semanas, conforme previsão da concessionária Águas Cuiabá.

Em razão do longo período de paralisação da obra, o plano de ação para a adequação e a ampliação das redes no local envolveu, a princípio, estudos de viabilidade. Posteriormente, para garantir a conclusão da rede e sua eficiência, foi necessária a reconstrução de trechos bem como a execução de obras complementares em pontos danificados.

Ao fim dos trabalhos, os investimentos no local resultarão em 11.000 metros de tubulações aptas a coletar e transportar o esgoto doméstico à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino, onde ele será tratado e, só então, devolvido à natureza.

“Todo o processo de entrega do sistema de esgotamento sanitário à comunidade do Jardim Renascer passou por análises e estudos de viabilização. Aquela era uma obra parada há quase 10 anos, o que nos demandou atenção e cuidado em prol do pleno e eficiente funcionamento das redes. Agora, estamos cada vez mais perto da conclusão e satisfeitos com a qualidade das estruturas que serão entregues à comunidade. No fim do ano, os 4.500 moradores do bairro contarão com uma nova rede que traz mais saúde e qualidade de vida à rotina de cada um”, observa o gerente de investimento, William Gomes Figueiredo.

Com a previsão de conclusão ao fim da segunda quinzena de dezembro, a companhia destaca, também, que suas equipes de relacionamento com a comunidade oferecerão todo suporte de informações aos moradores.

“Essa ação é uma rotina da companhia. Nossa equipe estará à disposição no bairro e, dessa forma, os moradores estarão amparados com informações quanto aos prazos e ajustes para conexão ao sistema”, pontua o gerente.

Sistema de esgotamento

A região do Jardim Renascer integra o Sistema de Esgotamento Sanitário Dom Aquino, ou seja, faz parte do grupo de localidades que enviam seus efluentes para o tratamento na ETE Dom Aquino.

O Plano de investimentos com conclusão no ano do tricentenário da capital, viabilizou o investimento de R$ 157 milhões no esgotamento sanitário do município. Desse montante, R$ 57 milhões foram destinados exclusivamente a esse sistema e resultaram na ampliação da ETE, na construção de novas Estações Elevatórias de Esgoto e na instalação de novas tubulações coletoras – como as do Jardim Renascer. (Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes