Variedades

Instagram cria mecanismo de ajuda para usuários com depressão e ansiedade

2 minutos de leitura
Instagram cria mecanismo de ajuda para usuários com depressão e ansiedade

O Instagram é uma das redes sociais mais criticadas quando se fala sobre falsa percepção da realidade e saúde mental. Talvez, pensando nisso, e também no crescente índice de usuários com depressão e ansiedade, o aplicativo criou um mecanismo que oferece ajuda aos que pesquisam pelas hashtags #ansiedade e #depressão.

Ao digitar na barra de pesquisa uma das duas hashtags, o usuário recebe um aviso como o da imagem acima. Clicando em “obter apoio”, o Instagram abre uma página dizendo que gostariam de ajudar, se o usuário estiver passando por um momento difícil e precisar de apoio. O App oferece, então,  uma lista com três opções: fale com um amigo, falar com um voluntário da linha de apoio ou receba dicas e apoio.

Selecionando a primeira opção, o aplicativo encoraja o usuário a mandar mensagem ou ligar para alguém em quem confie e até sugere uma frase para iniciar a conversa, caso a pessoa tenha dificuldade em se expressar. Optando por falar com um voluntário da linha de apoio, o Instagram coloca o usuário em contato com os canais de comunicação do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Por fim, se o usuário optar pelas dicas, a rede social lista uma série atividades simples do cotidiano que podem ajudar as pessoas com crises de ansiedade ou depressão a se sentirem melhor.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Real para Saúde Pública, em 2017, na Grã-Bretanha, apontou que o Instagram era a rede social mais nociva para a saúde mental. Foram entrevistadas 1.479 pessoas com idades entre 14 e 24 anos, que deveriam avaliar o quanto os aplicativos impactam na saúde e no bem-estar do usuário.

Foram avaliadas as redes YouTube, Instagram, Facebook e Snapchat, utilizando categorias como depressão, ansiedade, solidão e bullying. No resultado final, o YouTube foi apontado como a rede mais positiva para a saúde mental, enquanto que Instagram e Snapchat foram apontados como os mais nocivos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes