Carregando...
Cidades

Instabilidade no sistema faz Governo prorrogar prazo para pagamento do IPVA

Foto de Redação
Redação

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) prorrogou o vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao exercício 2023, para o dia 12 de junho. A alteração abrange apenas os pagamentos da primeira parcela ou realizados de forma integral que deveriam ser pagos, incialmente, hoje (31).

De acordo com a secretaria, a data de vencimento foi postergada devido ao elevado fluxo de acesso ao sistema de pagamento do IPVA, que gerou uma instabilidade. O novo prazo será publicado por meio de decreto no Diário Oficial.

O secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Vinícius Simioni, explica que a mudança tem como objetivo possibilitar que os contribuintes tenham mais tempo para fazer o pagamento do IPVA, aproveitando os descontos.

“O sistema IPVA, considerando a quantidade de acessos, está apresentando algumas instabilidades. Então, para disponibilizar para os contribuintes uma condição mais tranquila no pagamento do tributo, a data de vencimento foi prorrogada, ficando mantido todos os descontos, tanto do calendário do IPVA, quanto do Nota MT”.

Para pagamento à vista é concedido um desconto de 15%. Quem opta em parcelar o valor tem 10% de redução em duas parcelas ou 5% em três vezes. Ainda é possível dividir o IPVA em até oito vezes, respeitando o valor limite por parcela de uma UPF-MT (R$ 227,84).

É importante ressaltar que em casos de parcelamento, somente a data de vencimento da primeira parcela foi alterada para dia 12 de junho. As demais seguem com o prazo de pagamento no final de cada mês.

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

EspeciaisJustiçaPolítica

Veja tudo que se sabe sobre o suposto superfaturamento dos livros que foram comprados pela prefeitura

O Livre teve acesso ao material adquirido e acompanhou as investigações
Crônicas Policiais

Cavalaria intercepta quadrilha com antena Starlink e frustra megarroubo de defensivos em MT

Três homens foram presos em Nova Mutum; bando usava internet via satélite no carro para coordenar assalto a fazendas
Oportunidades

Novo sistema de empregos para detentos promete reduzir reincidência criminal e superlotação nas cadeias

Plataforma SINER conecta egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho formal; Governo aposta na geração de renda como aliada da segurança pública
A PropósitoEleições 2026

Quem são os nomes mais lembrados para deputado federal em Mato Grosso?

Pesquisa do Instituto MT Dados mostra Rosa Neide (PT) na liderança das citações espontâneas, seguida por Coronel Fernanda (PL), Fábio Garcia (União Brasil) e Nilson Leitão (PP).