Cidades

Incêndio em lixão de Sinop causa prejuízos a morador vizinho

2 minutos de leitura
Incêndio em lixão de Sinop causa prejuízos a morador vizinho

Uma chácara vizinha ao lixão da estrada Adalgiza, em Sinop (500 km de Cuiabá) teve mais de dez alqueires de pastagem e parte da cerca destruídos pelo fogo por volta das 12h desta quarta-feira (01). O pequeno agricultor, Fernando José Ribeiro, proprietário da área atingida relata que as chamas se alastraram do depósito de resíduos, e que a anos ele vem sofrendo com esse fato.

“Esse lixão queima 365 dias no ano, não sei o que fazer, nem a quem recorrer, eu já perdi cerca, pastagem e gado e ninguém nunca ressarciu o meu prejuízo. Nesta época sofremos com as queimadas, na chuva os caminhões não conseguem entrar na área onde o entulho deve ser destinado e acabam despejando tudo na estrada”, reclama.

Ele conta ainda, que durante o incêndio, comunicou o Corpo de Bombeiros do município, mas não recebeu apoio e que o único auxílio que obteve foi da Secretária do Meio Ambiente, porém eles só chegaram depois que o fogo já estava contido.

Em respostas a secretaria municipal de meio ambiente informou que assim que soube do incêndio enviou uma equipe de brigada juntamente com um caminhão pipa e a máquina de esteira para a contenção das chamas. A nota ressalta ainda que trabalho no ponto de descarte durou cerca de quatro horas.

A secretaria ainda informou que realizou há cerca de 10 dias juntamente com a secretaria de obras, uma ação de combate ao fogo na área de descarte de materiais na estrada Adalgiza.

Confira a nota na integra:

À Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável não é possível apontar as causas que provocaram o início do fogo na propriedade rural.

Tão logo foi informada sobre o fogo na propriedade rural vizinha, a SDS enviou a equipe de brigada para auxiliar no combate às chamas. Um caminhão pipa e a máquina de esteira que se encontra no ponto de descarte foram utilizados no trabalho e que durou cerca de quatro horas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com a Secretaria de Obras, realizou, há cerca de dez dias, uma ação de combate ao fogo na área de descarte de materiais na estrada Adalgiza. Por meio do uso de máquinas foram realizados o remanejamento de entulhos que estavam espalhados e a montagem de aceiros.

As secretarias pedem apoio da comunidade para que denunciem as práticas criminosas. Esta é uma área usada pela iniciativa privada para descarte de materiais provenientes da sua atividade comercial. Consequentemente, são responsáveis pela destinação desses materiais.

Para amenizar ao problema, a secretaria de Obras mantém uma máquina no espaço, em caso de ocorrências desta mesma natureza.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes