Neste momento de incerteza com a pandemia do novo coronavírus, com a maioria das empresas com portas fechadas e o mercado consumidor retraído, todo empreendedor precisa estar atento ao contexto do seu negócio.

A primeira dica é separar as receitas e as despesas pessoais daquelas do seu negócio, já que as estratégias de ajuste são diferentes, mas ambos os aspectos são importantes campos que precisam de atuação.

Observando a sua empresa é necessário se questionar: “Qual é o seu negócio”? Minha empresa é um consultório médico ou uma clínica de saúde? Minha empresa é um restaurante ou uma fornecedora de refeições? Dessa forma é possível identificar o ponto central que movimenta o dia a dia da sua empresa daqueles outros serviços que são agregados. Após isso, deve-se analisar minuciosamente as receitas e despesas do ponto central e dos serviços complementares.

Entender o movimento de entradas e saídas de recurso do caixa da empresa é outro ponto de extrema importância. As compras realizadas com prazo de pagamento de 15 dias e o recebimento dos clientes são em 30 dias. Como é feito o financiamento do recurso para este período de deficiência de caixa? Esse entendimento é fundamental, bem como as despesas e as entradas de recursos, para tomar decisões assertivas e minimizar os impactos econômicos que os negócios vêm sofrendo nesse momento.

Do lado das despesas é necessário identificar e fazer uma divisão nos gastos entre os que são essenciais, os importantes, os dispensáveis e o que é investimento, ou seja, aquele recurso que irá impulsionar as suas receitas no futuro. O empreendedor deve verificar o que é realmente necessário para a continuidade do seu negócio e assim rever a estrutura, como despesa com pessoal, aluguel, água, energia, entre outros gastos. Assim, é possível avaliar a eficiência de sua empresa e visualizar a efetividade das despesas essenciais. O importante é eliminar ou reduzir todas as despesas dispensáveis.

Outra dica é fazer ou revisar o planejamento para avaliar o novo cenário econômico após a pandemia, já que alguns negócios não terão forças para resistir a crise financeira. Para aqueles que possuem fôlego, é de extrema importância que tenham a capacidade de se reinventar, pois o mundo que estávamos acostumados a ver, não existe mais. No entanto, um novo horizonte existirá cheio de novas oportunidades.

E é nesse ponto que alguns empreendedores irão se destacar. Aqueles que conseguirem visualizar as oportunidades que estarão latentes neste novo mundo sairão vencedores e recuperados de todas as mazelas vividas no período sombrio.

Talis de Souza
Diretor de Negócios da Unicred Mato Grosso

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes