Igrejas de MT distribuem senhas para missas; tirar a máscara só para a Eucaristia

Haverá indicação de lugares a ocupar e máscaras só poderão ser retiradas na hora da Eucaristia

Padre Valdir Koch prepara comunidade para retomada das missas (Divulgação/Paróquia)

Com aval da Diocese em Sinop, a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Sorriso (400 km de Cuiabá), vai retomar as missas presenciais já neste domingo (03.05). Mas no caso da Matriz, apenas 200 fiéis, por vez, poderão participar das celebrações.

Na igreja que fica no Centro da cidade, as missas dominicais ocorrerão em quatro horários diferentes: 8h30, 9h30, 18h30 e 19h30. A entrega de fichas será nesta quinta-feira (30), das 15h às 20h. Mas caso ainda haja vagas, dá para consegui-las meia hora antes da celebração.

No site oficial a paróquia anuncia que todas as igrejas seguirão as orientações sanitárias e da Diocese. Fiéis com doenças crônicas pré-existentes, idosos, crianças de até 12 anos, gestantes e mulheres que tiveram filho recentemente, não poderão participar.

Um documento assinado pelo pároco Padre Valdir Koch traz outras orientações para a realização das missas.

Ele anuncia que em cada porta de igreja onde haverá missa, estarão duas pessoas, uma para higienizar as mãos dos fiéis e outra para receber os bilhetes. “Nas portas também serão colocados tapetes umedecidos com água sanitária para que os participantes possam limpar seus calçados”.

Já no interior da igreja, voluntários estarão a posto para indicar onde cada fiel deverá se sentar, respeitando a distância exigida. O ar condicionado não será ligado e todas as janelas estarão abertas.

Eucaristia

Durante a missa os fiéis deverão permanecer de máscaras, exceto para receber a Eucaristia, momento em que deverão manter distanciamento, também. A mesma regra vale para os ministros da eucaristia que depois de receberem a comunhão, terão que higienizar as mãos para só então, distribuir a hóstia.

Após o encerramento da missa, todos os bancos e cadeiras serão higienizados com álcool 70%. E caso o fiel queira colaborar com a oferta, a doação à igreja deverá ser feita na saída, onde haverá coleta aberta.

“Estamos todos empenhados e preparados para que os fiéis possam celebrar a Eucaristia com segurança, a fim de evitar a propagação da pandemia”, finalizou o pároco.

Além da Matriz, no domingo haverá missa na Igreja São José, às 19h30; São Miguel Arcanjo, às 7h; Santa Rita de Cássia, às 19h; Sagrado Coração de Jesus, às 19h e SS Redentor, no salão da comunidade às 8h30.

Baixada cuiabana

Em Cuiabá e em outros municípios da Baixada Cuiabana, o arcebispo Dom Milton Santos disse que as missas presenciais estão suspensas, para evitar aglomeração.
Em entrevista ao LIVRE, ele avaliou ser difícil regular o número de pessoas que entram e saem das igrejas, fazendo inclusive uma analogia com o comércio.
“Não temos como distribuir senha ou dizer: ‘não, você espera’. Então, vamos aguardar mais um pouco, porque o inimigo [coronavírus] é invisível”, disse o religioso.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTio é preso por abusar de sobrinho que implorou para não ser estuprado
Próximo artigo“Grilagem de terras indígenas”

O LIVRE ADS