Cuiabá

Idoso testa negativo, mas é colocado em área para pacientes com covid-19

Medo do familiares é que o contágio aconteça dentro do hospital

2 minutos de leitura
Idoso testa negativo, mas é colocado em área para pacientes com covid-19
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Manoel Angel Velascos Trespalacios, de 80 anos, está internado em uma ala para pacientes com suspeita de covid-19 na Santa Casa, em Cuiabá. Segundo a família, porém, o idoso que pertence aos grupos de risco testou negativo para a doença.

O medo do familiares é que o contágio aconteça com a proximidade com pacientes que já sofrem com a covid-19.

A internação ocorreu na quinta-feira (11). Manoel é paciente oncológico, tem enfisema e nódulo pulmonar e pneumonia crônica.

Segundo a filha, Antuanet de Oliveira, o pai teve uma infecção urinária e foi levado para a Santa Casa, hospital de referência para o tratamento oncológico de pacientes.

Na unidade, Manoel teve diarreia e febre de 37 graus. Os sintomas levaram a equipe a suspeitar de covid-19. Um teste rápido, entretanto, afastou a suspeita.

“A recomendações dos médicos foram, inclusive, para que o levássemos para casa quando fosse possível, para evitar o contágio de covid-19”, conta Antuanet.

LEIA TAMBÉM

Mesmo com a orientação, segundo a filha, Manoel acabou levado para a ala onde os pacientes com suspeita de covid-19 estão internados. A suspeita da filha é que a equipe médica tenha se baseado nos exames de imagem feitos do pulmão de seu pai.

Os resultados, segundo Antuanet, apontaram manchas que são comuns por causa das doenças que ele já possuía.

“Agora, com a transferência para a outra ala, ele não pode mais ter acompanhante. As filhas estavam se revezando e cuidando. Por causa da agitação, meu pai estava recebendo calmante. No boletim de ontem informaram que ele caiu da cama”, afirma.

O que diz a SES?

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da direção do Hospital Estadual Santa Casa, afirmou que o referido paciente testou negativo para Covid-19 via metodologia do teste rápido.

Contudo, segundo a SES, a análise clínica realizada pelo infectologista atestou o quadro positivo para coronavírus, ao considerar todos os indicativos da doença e as especificidades do quadro do paciente.

De acordo com a SES, o protocolo seguido atualmente pelos profissionais da infectologia é que a análise clínica é soberana em casos de pacientes sintomáticos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes