Idoso testa negativo, mas é colocado em área para pacientes com covid-19

Medo do familiares é que o contágio aconteça dentro do hospital

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Manoel Angel Velascos Trespalacios, de 80 anos, está internado em uma ala para pacientes com suspeita de covid-19 na Santa Casa, em Cuiabá. Segundo a família, porém, o idoso que pertence aos grupos de risco testou negativo para a doença.

O medo do familiares é que o contágio aconteça com a proximidade com pacientes que já sofrem com a covid-19.

A internação ocorreu na quinta-feira (11). Manoel é paciente oncológico, tem enfisema e nódulo pulmonar e pneumonia crônica.

Segundo a filha, Antuanet de Oliveira, o pai teve uma infecção urinária e foi levado para a Santa Casa, hospital de referência para o tratamento oncológico de pacientes.

Na unidade, Manoel teve diarreia e febre de 37 graus. Os sintomas levaram a equipe a suspeitar de covid-19. Um teste rápido, entretanto, afastou a suspeita.

“A recomendações dos médicos foram, inclusive, para que o levássemos para casa quando fosse possível, para evitar o contágio de covid-19”, conta Antuanet.

LEIA TAMBÉM

Mesmo com a orientação, segundo a filha, Manoel acabou levado para a ala onde os pacientes com suspeita de covid-19 estão internados. A suspeita da filha é que a equipe médica tenha se baseado nos exames de imagem feitos do pulmão de seu pai.

Os resultados, segundo Antuanet, apontaram manchas que são comuns por causa das doenças que ele já possuía.

“Agora, com a transferência para a outra ala, ele não pode mais ter acompanhante. As filhas estavam se revezando e cuidando. Por causa da agitação, meu pai estava recebendo calmante. No boletim de ontem informaram que ele caiu da cama”, afirma.

O que diz a SES?

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da direção do Hospital Estadual Santa Casa, afirmou que o referido paciente testou negativo para Covid-19 via metodologia do teste rápido.

Contudo, segundo a SES, a análise clínica realizada pelo infectologista atestou o quadro positivo para coronavírus, ao considerar todos os indicativos da doença e as especificidades do quadro do paciente.

De acordo com a SES, o protocolo seguido atualmente pelos profissionais da infectologia é que a análise clínica é soberana em casos de pacientes sintomáticos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente isso acontece a toda hora em todo lugar só de são Paulo e o mesmo fizeram com a minha mãe por ter hauzaimer e n rava se alimentando onde exames e pressão saturação glicemia tudo ótimo isolaram junto com os demais eu n aceitando aquela situação briguei virei mexi vc inseguu tira de l quando já tinha mandado ela pra UTI alegando q ela tava gravíssima q talvez já estivesse em obito.ai e q eu fui pra cima com mais gaz ainda quando subi na UTI o médico olha pra mim e diz vou mand sua mãe pra casa eu nem sei pq mandaram ela pra cá .resumo do fizeram isso pq ficaram com medo q eu fizesse mesmo tudo q eu falei e n deu tempo pra eles colocar ela entubada pq e assim q tão matando pra crescerem os números entubado pessoas saudáveis pra morrerem e deixar morrer os q os realmente preciso do tubo e n tem vaga.esse e nosso Brasil

  2. Acho que não houve compaixao, por parte dos funcionarios responsáveis da Santa Casa, visto que ja esta em um quarto sozinho, apenas com a acompanhante. Desde de o dia 11 no hospital, sem tosse, sem coriza, sem falta de ar, inclusive no ultimo contato por video usa máscara, foi constatado a infecção urinaria e estava em tratamento, a diarreia é um dos sintomas da quio que realiza 1 vez pir mês. Agora esta em uma ala com suspeitos de covid, desde o dia 17, com médicos e funcionarios manuseando todos os suspeitos e ele que estava na. Santa casa desde de o dia 11, sem sintomas e negativo para covid. Lembrando que ele tem aneurisma cerebral e essa quebro pode agravar seu quadro clinico. Foi muito rápido para colocarem em isolamento e muito lento para um parecer de sua retirada do isolamento. É triste, visto que suas filha Antuanett e Mari que o acomoanhou na enfermaria, nao apresentam sintomas.

  3. Esses médicos ou seus administradores teriam pagar judicialmente por está colocando uma dessas pessoa em risco, onde esta o poder judiciário nesse caso q nao age, tenho certeza q se fosse um condenado estaria lá poder judiciário, direitos humanos e o restante da laia do mal
    E uma vergonha.
    A impressa deveria noticiar e cobrar mais esses casos, como tbem cobrar das demais autoridades etc.
    Pois a imprensa tem voz,

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRondonópolis proíbe venda de bebidas alcoólicas e toque de recolher começa às 19h
Próximo artigoDorgival Dantas faz live de São João e perfumaria te dá até fogueira para pular em casa

O LIVRE ADS