Cidades

Ibope: Mauro Mendes aparece com 53% e Wellington com 23% dos votos válidos

2 minutos de leitura
Ibope: Mauro Mendes aparece com 53% e Wellington com 23% dos votos válidos
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A terceira rodada de pesquisas do Instituto Ibope sobre as eleições para o Governo de Mato Grosso, divulgada nesta sexta-feira (5) pela TV Centro América, aponta crescimento exponencial do candidato Mauro Mendes (DEM), que figura com 53% das intenções de voto. Ele é seguido por Wellington Fagundes (PR), que surge com três pontos percentuais à frente do governador Pedro Taques (PSDB).

Conforme levantamento, Fagundes se mantém em segundo lugar na pesquisa Ibope com 23% das intenções de votos. Já Pedro Taques aparece com 21% das intenções. Arthur Nogueira (Rede) figura com 1% das intenções, empatado com o candidato Moisés Franz (PSOL).

Segundo turno

O Ibope também simulou as opções de segundo turno, e apontou que, em caso de disputa entre Mauro Mendes e Pedro Taques, o democratas aparece com 58% das intenções de votos, contra 22% de Taques. Brancos e Nulos somaram 13% e 8% dos entrevistados não souberam responder.

Se a disputa fosse entre Mauro Mendes e Wellington Fagundes, o resultado seria 55% dos votos para Mauro e 26% para Fagundes. Brancos e nulos somaram 10% e 9% dos entrevistados não souberam responder.

Já num terceiro cenário, em disputa entre Pedro Taques e Wellington Fagundes, o candidato da oposição levaria o maior número de votos. Conforme o Ibope, as intenções de votos ficaram 30% para Taques e 43% para Fagundes. Brancos e nulos somaram 18% e outros 9% não souberam responder.

Votos totais

Considerando os votos totais da pesquisa, o Ibope apresentou Mauro Mendes com 45% das intenções de voto, enquanto Wellington Fagundes teria 20%. Candidato à reeleição, Pedro Taques teria 18%, enquanto Arthur Nogueira e Moisés Franz continuariam com 1% cada. Dos entrevistados, 8% seriam brancos e nulos, enquanto 7% não souberam responder.

Conforme a legislação eleitoral, para vencer no primeiro turno é necessário que um candidato tenha mais de 50% dos votos.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número MT-05877/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05537/2018, e divulgada pelo jornal MTTV 2ª edição, da TV Centro América. Foram ouvidas 812 pessoas entre os dias 3 e 5 de outubro.

Atualizada às 19h.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes