O audiovisual mato-grossense se destaca em cenário mundial novamente e, desta vez, traz para casa um título no gênero comédia. Premiados na categoria “Super short comedy”, o curta-metragem de humor, dirigido por Rafael de Carvalho, Sombras – que fora do país é chamado de Shadows – levou os cuiabanos Eduardo Butakka e Thyago Mourão para os Estados Unidos.

No último domingo (10), os roteiristas do coletivo Não Convém participaram das exibições e bate-papos no Los Angeles Television, Script and Film Festival, festival que contou com produções de cineastas de diversos Estados americanos e países como Uruguai, Rússia e Romênia.

“Tivemos oportunidade de conversar com outros cineastas, conhecer outras realidades de produção e até mesmo trocar contatos. Durante as rodadas de perguntas, a plateia se mostrou bastante curiosa sobre como é produzir cinema no Brasil, sobretudo em Cuiabá. Tivemos que ser sinceros sobre nossas dificuldades, porém, sobretudo, sobre nossa paixão pelo teatro e cinema”, contou Eduardo Butakka.

E não é a primeira vez que a produção cuiabana, de apenas 60 segundos, cai no gosto do público e jurados de festivais independentes ao redor do mundo. Primeiro, foi finalista na Índia, no Festival de Cinema Cult de Calcutá (CICFF). Depois, foi a vez dos italianos selecionarem Sombras para o Festival de Cinema Noir, que acontece anualmente em Nápoli (Corto Nero).

“Receber esse prêmio nos coloca no circuito internacional de produções. A visão de outros cineastas, principalmente na terra do cinema, comprovou que nosso trabalho tem qualidade. Isso nos motiva a continuar produzindo”, disse Thyago Mourão.

Inspirados pelo intercâmbio, os cuiabanos voltam para a casa motivados para colocar novos projetos em prática e já estão com um roteiro pronto para submeter a financiamento coletivo, já que a principal dificuldade, segundo os cineastas, é a falta de orçamento para as produções.

“Cinema independente é isso. Lá mesmo no festival, o grande vencedor da noite foi um filme feito todo com vaquinha na internet”, ressaltam. O novo curta-metragem deve ter agora, 15 minutos de duração.

O prêmio chega em um momento de retomada da produção audiovisual de cuiabanos no Estado, fruto do esforço de realizadores na contramão das adversidades. “É muito importante para o cinema local esse tipo de reconhecimento, pois mostra que nossas produções podem ter destaque internacional, desde que recebam os incentivos necessários”, disse o diretor Rafael de Carvalho.

E é essa realidade que eles buscaram retratar no vídeo premiado. “Quando nos perguntaram o que motivou escrever sobre o assunto, respondi que estávamos em momento em que fazer arte no Brasil é muito difícil, muitos parecem não compreender seu papel ou ate as possibilidades da arte, então quisemos expressar essa crítica de forma bem humorada. Eles elogiaram muito o final.”, complementa Butakka.

Os roteiristas acreditam ainda, que o destaque mundial de Sombras, seja resultado da simplicidade e, ao mesmo tempo, dos diferentes níveis de interpretação que a história permite.

“Você pode assistir e se divertir apenas como enredo de dois artistas sem limites, que perseguem uma mulher nas ruas da cidade. Mas, ao mesmo tempo, se olhar mais a fundo, poderá perceber que o filme critica o caos em que vive a nossa sociedade, com suas neuroses e histerias, tornando-se cada vez maior a incapacidade de se entender a linguagem artística”, explica Eduardo Butakka.

Também assinam a produção de Sombras, Millena Machado, Eduardo Butakka e Thyago Mourão no elenco, fotografia de João Carlos Bertoli, supervisão de produção de Simoni Matsumura, produção de Dale Nassarden, assistência de produção de Eduardo Geraldis, Lucas Lemos e Kleber Borges, caracterização de Eduardo Solano e maquiagem de Leandro Brito.

Para conferir este e outros trabalhos do coletivo acesse o SITE. Confira:

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes