Cidades

Ladrões invadem aeroporto para roubar avião, não conseguem ligá-lo e precisam fugir

5 minutos de leitura
Ladrões invadem aeroporto para roubar avião, não conseguem ligá-lo e precisam fugir
O comandante do 16º Batalhão, tenente-coronel Gyancarlos (Foto:: 16º Batalhão/PMMT)

Cinco homens fortemente armados invadiram um aeroporto na Zona Rural de Água Boa (740 km de Cuiabá) na noite dessa sexta-feira (23), renderam dois funcionários e tentaram roubar uma aeronave que estava no local. Eles não conseguiram ligar o avião e precisaram fugir, sendo surpreendidos pela Polícia Militar.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta das 21 horas dessa sexta-feira os suspeitos chegaram no aeroporto, todos encapuzados, e renderam o vigia, de 44 anos. Segundo o relato do vigia à PM, os suspeitos o fizeram permanecer o tempo todo com a cabeça abaixada.

Assim que renderam o vigia, os suspeitos o mandaram chamar o outro funcionário que estava no local, um operador de abastecimento de 27 anos, que ao atender ao chamado também foi rendido. A todo momento, os dois foram ameaçados de morte, sendo que o funcionário mais novo chegou a ser agredido diversas vezes com tapas e chutes.

Os suspeitos perguntavam sobre uma determinada aeronave, que não estava no local. Então, obrigaram as vítimas a empurrarem outro avião até a cabeceira da pista e a abastecerem o mesmo.

Durante o período que ficaram no aeroporto, os suspeitos mantiveram as vítimas amarradas com fios de energia e fitas e reviraram escritórios, salas e a residência do vigia, levando vários objetos. A aeronave que eles tentaram roubar, Baron B55, estava com pane e os suspeitos não conseguiram fazê-la funcionar.

Ainda assim, eles tentaram, obrigando o funcionário de 27 anos a sentar no banco do piloto e a tentar ligar ligá-la, momento que ele informou que não era piloto e foi novamente amarrado. Os dois funcionários foram levados para um galpão e foram trancados em uma sala.

Os suspeitos teriam, segundo o boletim de ocorrência, tentado mais uma vez ligar a aeronave. Durante esse período, as vítimas conseguiram se soltar, pularam a janela e fugiram, sendo que um correu para o mato e foi em direção à casa de um amigo, onde pediu ajuda e ligou para a polícia, e o outro ficou escondido no matagal ao lado do aeroporto.

O que estava no matagal ouviu os suspeitos gritando: “viatura, viatura” e, em seguida, diversos tiros.

YouTube video

Reação policial

Assim que acionada com a denúncia de que o aeroporto estava sendo roubado e uma aeronave estava pronta para decolagem, a Polícia Militar foi até o aeroporto averiguar a situação.

Eles chegaram ao local por volta das 04 horas da madrugada deste sábado – quase sete horas depois que os suspeitos chegaram ao aeroporto, junto à Força Tática.

Próximo ao aeroporto municipal, a equipe da Força Tática saiu da viatura e foi surpreendida por um veículo saindo em alta velocidade. Eles se posicionaram na entrada do local e deram ordem de parada gritando: “Polícia, polícia! Para o veículo, para o veículo!”, consta no boletim de ocorrência.

Porém, o motorista do Ford Fiesta prata jogou o carro na direção de um soldado da PM, que precisou se jogar para não ser atropelado. Nesse momento, segundo o boletim de ocorrência, os suspeitos que estavam no lado direito do carro começaram a atirar nos policiais, que revidaram, o que virou uma intensa troca de tiros (ouvida pela vítima e citada acima).

Eles tentaram fugir pela MT-240 e encontraram outra equipe policial, com quem também trocaram tiros, mas seguiram com a fuga. Cerca de 500 metros depois os suspeitos abandonaram o carro no acostamento da MT-240.

Ao encontrarem o carro, as equipes militares perceberam que ele foi abandonado ligado e com as quatro portas abertas, indicando uma fuga às pressas. Dentro do veículo foi encontrado um suspeito, de 40 anos, que estava atingido por um tiro.

Ao redor do carro e próximo do suspeito foi localizado um revólver calibre 38. Uma ambulância foi acionada para prestar socorro ao suspeito.

Arma apreendida com o suspeito

Enquanto aguardava o atendimento médico, o suspeito relatou que ele e seus comparsas planejaram roubar o avião no aeroporto e que todos estavam armados com pistolas, revólveres e armas longas. Porém, algo não deu certo e decidiram fugir. E que depois de ser atingido foi deixado para trás. Ele foi encaminhado para o Hospital Regional.

Socorro às vítimas

Depois de socorrer o suspeito, os policiais retornaram ao aeroporto e encontraram as vítimas, que já tinham conseguido se soltar, mas ainda estavam com fitas e fios em ambos os braços, sendo que um deles tinha corrido para a casa de um amigo e o outro fugiu até um posto, onde pediu ajuda.

O veículo utilizado pelos suspeitos para a fuga pertencia ao vigia. Dentro dele foi encontrado um papel com instruções de voo de Goiânia (Go) a Cochabamba, na Bolívia.

As vítimas não ficaram feridas e foram encaminhadas para a delegacia, onde o caso foi registrado como sequestro e cárcere privado, roubo e lesão corporal.

Pouco depois a polícia ainda recebeu uma denúncia de que um dos suspeitos havia se escondido em uma empresa. Uma equipe foi até o local e encontrou manchas de sangue, uma camiseta com sangue e objetos, mas o suspeito não foi encontrado. A polícia de Água Boa está em busca da quadrilha.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes