Despedindo-se do período mais crítico da pandemia, hotéis e pousadas de Mato Grosso experimentam os primeiros sinais de recuperação. Após amargar índices de 5% de taxa média de ocupação em abril, algumas empresas estão encerrando setembro com aproximadamente 25% do leitos ocupados.
O bom resultado não se deve apenas a reabertura gradativa dos estabelecimentos, mas também à capacidade de inovação do setor.
É o caso de um hotel localizado no Centro Político e Administrativo de Cuiabá. Embora seu público seja majoritariamente constituído por profissionais liberais e empresários, a administração decidiu investir em novas atrações para driblar a crise.
As ações de marketing vão da comercialização de “Day-use” com drinks inclusos nos finais de semana, até à noite do pijama para os “baixinhos”.
“Promovemos essas ações em agosto e o resultado foi bastante positivo. Alcançamos uma taxa de ocupação até 30% nos finais de semana, sendo que normalmente era de 5%. A maior parte do nosso público é coorporativo e que, por consequência, se hospeda durante a semana. Porém, o fenômeno do isolamento social fez com que muitas famílias passassem a buscar um ‘oásis’ nos finais de semana para refrescarem a cabeça com segurança. E é isso que decidimos oferecer no Hotel Delmond”, explicou o empresário Bruno Delcaro.
Muito chão pela frente
Embora os primeiros sinais de recuperação tenham começado a aparecer, o fluxo de hospedagem ainda está longe de voltar à normalidade. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT), Jack Abboudi, a expectativa é de que o setor só retome os índices anteriores – taxa média de 60% de ocupação – no final do ano que vem.
De acordo com a entidade, dos cerca de 650 hotéis e pousadas existentes em Mato Grosso, aproximadamente 40 encerraram as atividades de vez. Alguns fecharam as portas em abril, pior mês da crise, e reabriram depois.
“Embora seja inegável o impacto da pandemia no setor, devemos agradecer por esse início de retomada. É um sinal positivo, que nos anima. Quem conseguiu se manter, agora deve inovar, criar novos produtos e atrair outros públicos para o seu negócio”, analisou Abboudi.
LEIA TAMBÉM
- Após demissões e falências, turismo deve decolar no 2º semestre
- Turismo: 80% dos brasileiros não viajaram no fim de 2019
- Turismo encolhe 90% em MT no primeiro semestre
Desde o início da pandemia, a ABIH-MT e a Associação Brasileira das Governantas (ABG) estabeleceram protocolos com recomendações, visando garantir a segurança de hóspedes e funcionários, que vão desde o uso indiscriminado de álcool gel e máscaras, até protetores faciais.
Também foram recomendados cuidados específicos na troca e higienização de toalhas e roupas de cama, além da limpeza frequente dos filtros dos condicionadores de ar, entre outras medidas.
(Com Assessoria)