O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá anunciou que, a partir desta segunda-feira (31), todos os atendimentos eletivos – ou seja, que não demandam urgência ou emergência – estão suspensos.
O motivo seriam os constantes atrasos de repasses por parte da Secretaria de Saúde de Cuiabá.
Em nota encaminhada à imprensa, a direção do hospital afirma “impossibilidade de aquisição de insumos básicos e medicamentos para a manutenção das atividades com segurança e eficiência”.
No total, o Município estaria devendo cerca de R$ 7 milhões, acumulados desde maio.
Parte do dinheiro, ainda segundo a administração do hospital, já teria sido repassada pelo Ministério da Saúde à prefeitura.
“Com esse déficit, e considerando o aumento de custo imposto pela pandemia, torna-se impossível a manutenção da retomada dos atendimentos aos usuários do SUS que necessitam dos nossos serviços”, diz outro trecho da nota.
O que diz a Prefeitura?
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, parte do valor devido ao hospital deve ser depositado até sexta-feira (4). São cerca de R$ 1,5 milhão referentes à maio.
Outros R$ 3,7 milhões – referentes à junho -, segundo o município, estão “em tramitação” na Secretaria de Saúde da Capital.
Já R$ 1,7 milhão de “incentivos” para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão sendo auditados, conforme a prefeitura, “visando a legalidade do pagamento”.