Cidades

Hospital Geral de Cuiabá realiza primeira captação de múltiplos órgãos de 2022

Paciente teve morte encefálica confirmada e exames mostraram que está apta a doação

3 minutos de leitura
Hospital Geral de Cuiabá realiza primeira captação de múltiplos órgãos de 2022

C.D.S.S, 49 anos, deu entrada no Hospital Geral de Maternidade de Cuiabá no dia 13 de fevereiro e teve morte encefálica constatada e confirmada na terça-feira (15). Ela foi considerada apta para doação de órgãos e será a primeira captação múltipla realizada pela unidade este ano.

O Hospital Geral é habilitado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora e ontem retomou serviço. O procedimento para retirada dos órgãos será realizado pela Central Nacional de Transplantes. Uma equipe de cirurgiões virá do Distrito Federal e contará com um cirurgião auxiliar do HG. Além disso, o esquema logístico será apoiado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do HG, Naila de Camargo Dalmaz, o hospital conta com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), formada por uma equipe multiprofissional responsável por conduzir todo o processo que antecede a doação: notificação do potencial doador, manutenção do seu estado clínico e entrevista familiar, tudo isso com o apoio da Central Estadual de Transplantes/SES.

“É muito importante que todos nós possamos manifestar em vida o desejo de ser um doador, para que nossa família esteja ciente e possa autorizar a doação de órgãos”, orienta a enfermeira.

Naila destaca que após a autorização da doação, inicia-se uma logística para prover os exames necessários. “Inserimos as informações no sistema Nacional de Transplantes, gerenciamos as logísticas de oferta e transporte e, por fim, acontece a remoção dos órgãos doados”, afirma Naila.

“O hospital tem sido muito estratégico para a rede de saúde do Estado, pois atendemos pacientes com doenças de alta complexidade, e com isso buscamos oferecer um atendimento de excelência para os usuários. Trabalhamos também para que possamos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e, consequentemente, de salvar vidas”, afirma a presidente do HG, Flávia Silvestre.

Destacamos a realização dos exames de compatibilidade genética que desde 2008 já são realizados no Laboratório do HG e agiliza muito o encontro dos possíveis receptores, em qualquer local do Brasil.

Protocolo para doação

Para que uma doação possa ser realizada, o hospital cumpre um criterioso protocolo: realizada uma bateria de exames até que seja comprovada a morte encefálica do paciente, quando o cérebro para de funcionar de modo irreversível das funções cerebrais, no qual o doador é capaz de salvar a vida de até oito pessoas, ou melhorar a qualidade de vida de mais de 20.

A diretora assistencial do HG, Caroline Evangelista de Moura explica que o diálogo entre os profissionais e os familiares sobre a doação de órgãos é feita de maneira cuidadosa e humanizada, respeitando o momento de dor pela perda do ente querido. “Oferecemos para a família a possibilidade da doação dos órgãos, e eles têm o direito de aceitar ou não. Lembrando que doação de órgãos salva vidas e transforma um momento de dor, em esperança”.

O principal ato para ser um doador de órgãos e tecidos é a declaração deste desejo para a família. No Brasil, não é necessário deixar nada por escrito, basta avisar sua família, dizendo: “Quero ser doador de órgãos”. A doação só acontece após a autorização familiar. Quando a pessoa não declara este desejo, a família pode ficar em dúvida, por isso é muito importante que toda pessoa que tem esse desejo, declare-o para seus familiares.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes