Cidades

Hospital Geral adota medidas para atender eventuais casos de infecção pelo coronavírus

Equipe médica já elabora um protocolo de atendimento

3 minutos de leitura
Hospital Geral adota medidas para atender eventuais casos de infecção pelo coronavírus
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Ao tempo em que o secretário de Estado de saúde, Gilberto Figueiredo participa de reunião em Brasília, a equipe médica e multiprofissional do Hospital Geral também se prepara. Eles estão se alinhando para desenvolver ações de prevenção e monitoramento de eventuais casos do coronavírus em Mato Grosso.

Corpo de saúde do hospital discutiu nesta sexta-feira (31), o protocolo do Ministério da Saúde para iniciar as adequações de fluxos e medidas preventivas ao coronavírus, caso a unidade de saúde receba possíveis casos de infecção pelo vírus.

O diretor técnico do HG, Alexandre Maitelli orienta que é importante saber identificar os sintomas da doença para tomar as precauções de forma ágil.

“Os profissionais de saúde e nossos colaboradores devem estar alertas sobre a existência desse novo vírus, como identificá-lo e qual a conduta adequada em casos suspeitos”, destaca.

Protocolo de atendimento

Maitelli explica que está sendo elaborado o protocolo institucional do HG para atendimento a pacientes em no Pronto Atendimento ou transferidos, que apresentem algum sintoma de infecção pelo coronavírus.

Na reunião, a infectologista do Hospital Geral, Kadja Samara Souza disse que é de extrema importância às pessoas ficarem atentas para o sintoma da doença, visto que é muito semelhante a uma gripe, porém este vírus atua muito incisivamente no sistema respiratório.

“O coronavírus é um vírus que dá uma síndrome respiratória, caracterizado por febre, na grande maioria das vezes, tosse, pode ou não ter dor de garganta e pode evoluir para falta de ar. Além disso, essa doença pode dar pneumonite viral. Ele é muito parecido com os vírus influenza, que dão quadros de gripe”, informa a médica.

Ainda não há tratamento

Kadja relata que por se tratar de uma doença nova, ainda não há um tratamento específico com remédios ou injeções, nem vacinas. No entanto, o Ministério da Saúde está orientando os profissionais de saúde como proceder em caso do vírus chegar ao Brasil.

“O importante é saber que há uma estratégia e um planejamento para atendimento dos possíveis casos suspeitos, evitando situação desnecessárias de pânico da população em Mato Grosso”.

Autoridades serão notificadas

Caso o hospital receba pacientes suspeitos, as autoridades de saúde serão notificadas de imediato e será feita solicitação de encaminhamento para Hospital de referência.

Segundo a assessoria do hospital, também foi discutida a definição do caso, definição de contato, exames laboratoriais e de imagens, critérios de internação, tratamento, precauções específicas, transporte do paciente e prevenção.

Equipe médica do Hospital Geral está se antecipando a possíveis casos ao elaborar protocolo de atendimento (Divulgação)

Transmissão

O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus. Confira dicas de prevenção:

•    Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
•    Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
•    Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
•    Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
•    Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
•    Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes