Hospital em Cuiabá se habilita para receber certificação Covid-Free

Um andar inteiro e profissionais específicos foram designados exclusivamente para o tratamento dos pacientes com covid-19

(Foto: Freepik)

Seguindo todas as boas práticas de saúde e prevenção ao novo coronavírus, o Hospital São Mateus, em Cuiabá, está apto para receber de forma segura os pacientes que não possuem a doença. Essa realidade é essencial para quem precisa de atendimento especializado e ambulatorial, mas evitou sair de casa nos últimos meses com medo de exposição ao vírus.

O médico Jonathan dos Santos Feroldi e Souza, coordenador médico do setor de qualidade do hospital, explica que o Hospital São Mateus segue todos os padrões do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).

Após adotar os manuais de boas práticas na instituição, a unidade esta no processo de habilitação para receber a certificação Covid Free. A certificação está em validação pela IBES e, em aproximadamente 10 dias o resultado do processo será divulgado.

“O certificado é importante porque valida que a instituição está preparada para atender pacientes não covid em um ambiente seguro. O paciente pode ficar tranquilo que dentro da nossa instituição ele está protegido da exposição ao coronavírus”, enfatiza o médico.

(Foto: Assessoria)

O hospital, desde o começo da pandemia, isolou um dos andares para o atendimento exclusivo aos pacientes com covid-19. Desde 14 de março até o começo dessa semana, foram 554 atendimentos de casos confirmados e 513 de casos suspeitos, totalizando 1.301 pessoas.

No auge da pandemia, eram 32 pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 32 em enfermaria. Agora, são oito pacientes em enfermaria e 10 em UTI. O São Mateus designou 70 profissionais para cuidar especificamente destes pacientes.

Ao todo, são 700 colaboradores, sendo que 100 atuam no serviço de linha de frente nas unidades que recebe os pacientes com suspeitas de coronavírus.

“Mesmo garantindo atenção especial aos pacientes covid, que se transformaram em prioridade nos últimos meses, o São Mateus continua sendo referência na prestação especializada de serviço clínico e ambulatorial no Estado, e dedica 75,7% do seu quadro de especialistas e profissionais da saúde para o atendimento Covid-Free, que engloba todos os pacientes que, no momento, não apresentam sinais, sintomas ou exames que demonstrem contaminação pelo vírus”, pontua Jonathan Feroldi.

A certificação da Ibes será divulgada dentro de duas semanas, e o Hospital São Mateus está entre os sete primeiros hospitais do Brasil que se habilitaram no processo de autoavaliação para receber o reconhecimento e validação das normas de boas práticas de combate e prevenção ao coronavírus.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAtivista do Black Lives Matter mata três pessoas em bar nos EUA
Próximo artigoVolta às aulas: mais de 400 servidores teriam que ser remanejados para trabalho remoto