Cidades

Hora do Planeta: Palácio da Instrução e Shopping Pantanal terão luzes apagadas às 19h30

2 minutos de leitura
Hora do Planeta: Palácio da Instrução e Shopping Pantanal terão luzes apagadas às 19h30

Organizada pelo WWF., a Hora do Planeta, é um movimento global que une pessoas para agir sobre mudanças climáticas e proteger o planeta. Começou com um evento à luz de velas e um chamado para apagar as luzes na cidade de Sydney, Austrália, em 2007. Desde então, cresceu e envolve milhões de apoiadores em mais de 180 países e territórios, inspirando indivíduos e organizações em todo o mundo para agirem em relação às mudanças climáticas.

Mato-grossenses também se engajam na campanha que sugere que luzes sejam apagadas no período de uma hora contínua, a partir das 19h30 deste sábado (30). Cada um pode se manifestar dentro de casa mesmo, mas há empresas e órgãos públicos que aderiram à proposta. Em Mato Grosso, a Secretaria do Meio Ambiente fez campanha pela adesão dos municípios.

No site oficial da Hora do Planeta, estão cadastradas apenas as cidades de Tangará da Serra, Nortelândia, Alta Floresta e Cuiabá. Em Tangará, a Praça da Bíblia ficará no escuro, e em Nortelândia, a Avenida Diamantino e a Praça das Palmeiras. Já em Cuiabá, é o Palácio da Instrução – equipamento cultural do Governo do Estado – que terá luzes apagadas.

Da iniciativa privada, o Shopping Pantanal também aderiu ao movimento e vai apagar as luzes da fachada, das claraboias próximas às lojas Americanas e Avenida e alguns pontos ao longo dos corredores por 60 minutos, em apoio à iniciativa mundial.

Alerta do WWF.: “precisamos agir agora!”

♦ A cada ano, por causa do consumo desenfreado e do desperdício, estamos terminando mais cedo os recursos naturais disponíveis para o período. Em 2018, foi em 1º de agosto.

♦ As áreas úmidas são a categoria mais afetada pelas atividades humanas, e já perdeu 87% de sua extensão.

♦ A pesca excessiva e a poluição pelo plástico estão ameaçando nossos oceanos. Já a poluição, a fragmentação e a destruição de habitats estão acabando com a biodiversidade da água doce.

♦ O Brasil possui a maior área de floresta tropical contínua do planeta, o que ajuda a regular o clima, produzir água, estocar carbono e muito mais.

♦ Nos últimos 50 anos, 20% da Amazônia já desapareceu. Se o desmatamento atingir 25% a floresta poderá entrar em um “ponto de não retorno”, em que passará por um processo irreversível de savanização.

♦ O desmatamento já atingiu mais de 50% do Cerrado. Ali estão as nascentes dos mais importantes rios brasileiros, como o Paraná, o Tocantins e o São Francisco.

♦ No Brasil existem oficialmente 3.286 espécies ameaçadas em flora e fauna. O maior número se encontra na Mata Atlântica.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes