Carregando...
CidadesJudiciárioMato Grosso

Homem que desmatou área de preservação é condenado pela Justiça

Foto de Redação
Redação

Um sitiante foi condenado a pagar R$ 20 mil a títulos de dano moral coletivo e material por ter desmatado 21,6 hectares de floresta nativa na região Amazônica, área de preservação, com uso de fogo e sem licença do órgão ambiental competente.

A terra está localizada no Assentamento São Vicente/Santa Elina, no município de Nova Lacerda (570 km de Cuiabá), em Mato Grosso. O valor deve ser revertido em prol do Fundo Estadual dos Direitos Difusos.

A medida foi imposta pela Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), ao entender a gravidade da infração cometida e o impacto que a ação gera na sociedade.

Antes, ele já tinha sido condenado pela Comarca de Comodoro a recompor o ambiente degradado com o plantio de espécies típicas da região, no prazo de 60 dias. Em caso de descumprimento, a multa diária seria de R$ 200, a ser revertido para o mesmo fundo.

Em sua defesa, o réu alegou que, quando passou a ocupar a área, ela já estava quase toda aberta, sendo que apenas fez a manutenção e limpeza do local, assim como os vizinhos na região.

Ele disse ainda que não existem provas de que ele ateou fogo em sua área, ressaltando que a alegações dos fiscais se basearam apenas em supostas fotografias de satélite e não de visita ao local. Na audiência de conciliação, porém, ele não compareceu.

Já no TJMT, a relatora do processo, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, destacou que o valor da multa considera a situação econômica do réu e tem caráter pedagógico, que servirá de “freio” à degradação ambiental. Ela observou ainda que o dano moral coletivo não se restringe a indivíduos, mas a uma comunidade.

Na ação, a magistrada ainda explica que a indenização pelos danos materiais é “perfeitamente cabível de forma cumulativa à recomposição da área degradada, como compensação pecuniária pelos reflexos e pela perda da qualidade ambiental, até que ocorra sua efetiva restauração”.

(Com assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

PM apreende espingarda e prende agressor que planejava chacina familiar em MT

Suspeito de 33 anos afirmou que mataria a esposa, os filhos e tiraria a própria vida; arma foi localizada escondida na casa da mãe do autor
Geral

ExpoVG aquece comércio de Várzea Grande e lojistas celebram “superaquecimento”

Após 21 anos, retorno da feira impulsiona venda de botas e chapéus; CDL projeta novo ciclo de desenvolvimento para o município
Crônicas Policiais

Roupas com sangue e mensagens obscenas levam à prisão de assassino em Tangará

Suspeito de 35 anos morava em frente à vítima e já vinha tentando intimidá-la antes da execução na Vila Esmeralda
Crônicas Policiais

PM prende “disciplina” de facção com 22 passagens e condenação por morte em Cuiabá

Criminoso de 36 anos tentou destruir celulares para apagar provas durante cerco policial no bairro Parque Mariana