Cidades

Haitianos revertem lucro de bazar para conterrâneo reconstruir comunidade natal

2 minutos de leitura
Haitianos revertem lucro de bazar para conterrâneo reconstruir comunidade natal
Foto: Reprodução/Facebook Village Marie

A ideia do engenheiro haitiano Jac-ssone Alerte, recém-graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de reconstruir Don De L’Amitié, comunidade no Haiti onde nasceu e cresceu, repercutiu entre os conterrâneos que vivem na capital mato-grossense.

Com os conhecimentos adquiridos no Brasil, Jac-ssone, da pequena cidade de Duchity, quer reerguer o que foi destruído pelo terremoto de 2010 e pelo furacão Matthew em 2016.

Os “novos cuiabanos”, por sua vez, somam ao projeto através da Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT) e realizam um bazar de roupas e calçados em parceria com a OSAMB e os Jovens Solidários. O valor arrecadado com a venda dos produtos será revertido a Jac-ssone.

A ação será realizada neste sábado (9), a partir das 8h30, na Praça Cultural do Parque Cuiabá. Para o sucesso da iniciativa, os haitianos contam com a solidariedade da população de Cuiabá, que pode contribuir com doações até sexta-feira (8).

Basta ter itens em bom estado para desapegar e entrar em contato pelos telefones (65) 98128-7126, 99306-9588 ou 98165 6430.

Jac-ssone Alerte (Foto: Reprodução/Facebook)

Reconstruindo sonhos

Na perspectiva do que chama de “engenharia social”, Jac-ssone quer construir casas populares para as famílias haitianas de Don De L’Amitié, que ainda travam uma luta por saneamento básico e coleta de lixo na região.

Conforme informou o engenheiro ao G1, cada imóvel é orçado em R$ 18 mil, valor que pode ser reduzido com a produção em média e larga escala.

Além disso, a ideia é usar um tijolo ecológico, feito com materiais que são abundantes na área, podem reduzir os custos em até 40%. Para suprir a mão de obra, ele pretende capacitar a própria comunidade na construção das próprias casas e das melhorias de estrutura na região.

Saiba mais no site e na página do Facebook do projeto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes