Cidades

Hackers que invadiram Prefeitura de Cuiabá e UFMT agem nacionalmente

2 minutos de leitura
Hackers que invadiram Prefeitura de Cuiabá e UFMT agem nacionalmente

O grupo de hackers Ghost Defacers, que assumiu a autoria das invasões a dois sites institucionais em Mato Grosso neste fim de semana, tem atuação nacional. No sábado (5), o site da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi invadido. No domingo (6), foi a vez da Prefeitura de Cuiabá.

Em sua página do Facebook, eles postaram as invasões realizadas a diversos portais em todo o país, principalmente prefeituras. Ao hackear as páginas, o grupo geralmente posta mensagens de cunho político e contra a corrupção, e costuma pedir a saída do presidente Michel Temer (MDB). Referências ao filme V de Vingança são feitas na maioria das invasões.

De acordo com os prints postados no Facebook e notícias de sites locais, nas últimas semanas, no interior de São Paulo, foram alvos a Prefeitura de Campinas, na sexta-feira (4), de Arujá, no dia 28 de abril, e de Santos, no dia 25. Algumas páginas do portal de Guarulhos também foram hackeadas. Em Santa Catarina, as prefeituras de Timbó e Blumenau sofreram ataques na quarta-feira (2). Na Bahia, a página da Prefeitura Juazeiro foi invadida no dia 27 e de Guanambi no dia 23.

Ataques em MT

As duas instituições invadidas pelo grupo em Mato Grosso enfrentam questões judicializadas. O prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), é alvo de ação civil pública que pede seu afastamento do cargo. Ele teve os bens bloqueados e é alvo também da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó.

A direção da UFMT, por sua vez, enfrenta protestos contra o aumento da refeição no Restaurante Universitário (RU), de R$ 1 para R$ 11. Estudantes ocuparam diversos blocos da universidade, que conseguiu a reintegração de posse. Uma decisão determinou que os estudantes desocupassem a instituição.

“Corrupção há tem todo lugar, mas no Brasil corrupção virou cultura politica”, escreveram os hackers nas páginas mato-grossenses. “De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Chegamos em um momento crucial na política brasileira, ou colocamos esses canalhas na cadeia, ou vamos ficar imerso nessa corrupção que nunca tem seu fim. #ForaTemer e sua bancada”, diz outro trecho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes