Bombou na web

Há 108 anos história do Titanic passava de glória a tragédia: mais de 1500 pessoas morreram

O que viria a ser o novo recorde da travessia do Atlântico, em 14 de abril de 1912 se transformou em tragédia

2 minutos de leitura
Há 108 anos história do Titanic passava de glória a tragédia: mais de 1500 pessoas morreram

A tragédia do Titanic completa 108 anos desde o fatídico 14 de abril de 1912. Mesmo que o filme inspirado no terrível fim da embarcação, Titanic, trouxesse toda a história do acontecimento, nada consegue se comparado ao que de fato ocorreu.

O crime do orgulho humano acabou com a vida de mais de 1500 pessoas. Classificado como “inafundável” por seus engenheiro e arquitetos, o Titanic zarpou no dia 10 de abril de 1912 para o destino terrível de seus tripulantes e passageiros.

Mesmo com diversos avisos que pedras enormes de gelo estavam em sua rota na travessia do Atlântico norte, foi dada a ordem para que o navio permanecesse veloz e em curso. Era para ser o novo recorde da travessia do Atlântico, para coroar de vez o pioneirismo na história.

Infelizmente, o Titanic entrou para a História de fato. Mas não como seus criadores idealizaram.

Em uma noite fria, calma e com neblina, os marujos que avistavam o horizonte avisaram muito perto sobre um enorme iceberg na rota do cruzeiro. Apesar dos esforços dos tripulantes, era tarde demais. O navio colidiu com o iceberg rasgando suas camadas de aço do casco.

A partir disso, às 23h40, iniciava-se um dos maiores pesadelos marítimos da História. Como o rasgo não era contínuo, diversas porções do navio, principalmente a popa, começaram a ser inundados por água do mar. A vazão era de sete toneladas por segundo.

Tentando acreditar que a embarcação aguentaria, houve resistência inicial para não evacuar o barco. Ainda assim, diversos tripulantes foram ao convés e ao deque para ver o que tinha acontecido, afinal o barulho tinha sido assustador.

Já pouco depois dos primeiros minutos de 15 de abril, a ordem de evacuação foi tomada. Entretanto, na época, nenhuma embarcação se preocupava em carregar botes e coletes salva vidas para absolutamente todos os presentes no cruzeiro.

Infelizmente, muitos morreram afogados ou congelados ao terem contato com as águas gélidas do Atlântico.

Atendendo ao S.O.S. do Titanic, a embarcação Carphathia chegaria momentos depois do navio ser engolido pelo mar. Depois de três dias, o navio médio chegou à Nova Iorque trazendo apenas 710 sobreviventes da tragédia que marcou gerações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes