Há 108 anos história do Titanic passava de glória a tragédia: mais de 1500 pessoas morreram

O que viria a ser o novo recorde da travessia do Atlântico, em 14 de abril de 1912 se transformou em tragédia

A tragédia do Titanic completa 108 anos desde o fatídico 14 de abril de 1912. Mesmo que o filme inspirado no terrível fim da embarcação, Titanic, trouxesse toda a história do acontecimento, nada consegue se comparado ao que de fato ocorreu.

O crime do orgulho humano acabou com a vida de mais de 1500 pessoas. Classificado como “inafundável” por seus engenheiro e arquitetos, o Titanic zarpou no dia 10 de abril de 1912 para o destino terrível de seus tripulantes e passageiros.

Mesmo com diversos avisos que pedras enormes de gelo estavam em sua rota na travessia do Atlântico norte, foi dada a ordem para que o navio permanecesse veloz e em curso. Era para ser o novo recorde da travessia do Atlântico, para coroar de vez o pioneirismo na história.

Infelizmente, o Titanic entrou para a História de fato. Mas não como seus criadores idealizaram.

Em uma noite fria, calma e com neblina, os marujos que avistavam o horizonte avisaram muito perto sobre um enorme iceberg na rota do cruzeiro. Apesar dos esforços dos tripulantes, era tarde demais. O navio colidiu com o iceberg rasgando suas camadas de aço do casco.

A partir disso, às 23h40, iniciava-se um dos maiores pesadelos marítimos da História. Como o rasgo não era contínuo, diversas porções do navio, principalmente a popa, começaram a ser inundados por água do mar. A vazão era de sete toneladas por segundo.

Tentando acreditar que a embarcação aguentaria, houve resistência inicial para não evacuar o barco. Ainda assim, diversos tripulantes foram ao convés e ao deque para ver o que tinha acontecido, afinal o barulho tinha sido assustador.

Já pouco depois dos primeiros minutos de 15 de abril, a ordem de evacuação foi tomada. Entretanto, na época, nenhuma embarcação se preocupava em carregar botes e coletes salva vidas para absolutamente todos os presentes no cruzeiro.

Infelizmente, muitos morreram afogados ou congelados ao terem contato com as águas gélidas do Atlântico.

Atendendo ao S.O.S. do Titanic, a embarcação Carphathia chegaria momentos depois do navio ser engolido pelo mar. Depois de três dias, o navio médio chegou à Nova Iorque trazendo apenas 710 sobreviventes da tragédia que marcou gerações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProgramas de TV para quem gosta de animes
Próximo artigoPessoas se aglomeram em frente à Caixa e Receita Federal para tentar receber auxílio