Guarda Municipal de VG troca de comando e nova gestão inicia trabalhos “a todo vapor”

Os novos comandantes e subcomandante estão fazendo mudanças e adequações em prol da corporação

Comandante Baracat e subcomandante Alexander

Ano novo e um comando novo “a todo vapor” na Guarda Municipal de Várzea Grande. Essa é a melhor definição para esta dupla de guardas municipais que está em busca de mudanças e adequações em prol da corporação.

O novo comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, GME Baracat, é formado em gestão e segurança pública, já passou por todas as funções da linha de frente da Guarda Municipal e hoje conta com o apoio da tropa nessa nova jornada.

O novo subcomandante, GME Alexander, ao lado do comandante na foto da capa da reportagem, é mestre em ciências ambientais e florestais, campeão mundial de jiu-jitsu e também da linha de frente da Guarda Municipal nas ruas.

Boa relação com a Câmara

Com a proposta de estarem sempre juntos nas reuniões, nas ações da GM, ombreando com a tropa, o novo comando já deu início a uma jornada de encontros e visitas, recebendo os vereadores Jero Neto (MDB) e Rosy Prado (DEM), que foram conhecer de perto a base da GM, na oportunidade, foram-lhes apresentados os projetos da instituição, setor de trânsito, setor de educação e ensino, teatro de fantoches, coordenadoria operacional, defesa civil e junta militar.

“A GMVG está de portas abertas aos nossos vereadores”, disseram o comandante e o subcomandante. Está prevista uma visita à câmara dos vereadores, pois ter uma boa relação com o poder legislativo municipal faz parte do planejamento desse novo comando.

União com a Polícia Militar

Ainda durante a primeira semana do novo comando da GM, comandante e subcomandante estiveram em reunião com os comandantes do 25° e 4° Batalhão de Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e 15° Cia Independente de Força Tática, para discutir os programas e planos de ação para promover a segurança pública em Várzea Grande.

Reunião da GM com os comandantes da PM de Várzea Grande

Preocupação com a segurança dos lojistas

O comando esteve em reunião com o presidente da Câmara de Dirigentes lojistas de Várzea Grande (CDL/VG), David Pintor, para verificar as necessidades dos empresários lojistas da cidade em relação à segurança pública municipal com a finalidade de melhorar o atendimento à população.

“A ideia é firmar algumas parcerias, temos alguns projetos e queremos implantá-los”, afirmou Baracat.

Reunião da GM com o presidente da CDL, David Pintor

Sistema integrado

O comandante e o subcomandante também fizeram uma visita ao CIOSP para verificar o despachamento das ocorrências que chegam através do 190 e são irradiadas às guarnições de rua da GM em Várzea Grande.

Na ocasião, o comando da GM foi convidado pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, a debater sobre a integração da GM com outras ferramentas do sistema de segurança pública do Estado.

“Teremos o nosso boletim de ocorrência totalmente informatizado, no sistema do Estado”, disse o comandante GME Baracat.

“Com mais essa integração, nós teremos uma projeção maior, teremos índices, e, através desses índices, fica mais fácil buscar recursos para a nossa instituição”, completou o subcomandante GME Alexander.

Reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante

Em visita ao secretário de Educação, Sílvio Fidélis, o novo comando da GM garantiu a continuidade aos projetos teatro de fantoches e ronda escolar, além de apresentar mais dois novos projetos sociais em combate ao bullying e à violência infantil.

“Queremos mais que isso, temos um micro-ônibus, e nele está embarcada uma tecnologia avançada em monitoramento, vamos utilizar esse ônibus nas praças e também nas escolas”, afirmou o comandante.

Visita ao secretário de Educação, Sílvio Fidélis

A Grande atuação e empenho das guardas municipais de todo o Brasil nas medidas de contenção e combate ao novo coronavírus tem sido destaque em todos os telejornais do país. Em Várzea Grande não é diferente. Em visita ao secretário interino de Saúde, Gonçalo Barros, o novo comando da GM buscou garantir a continuidade dos trabalhos de enfrentamento e contenção à covid-19.

“A GMVG está na linha de frente desde o início, atuando com as equipes de vigilância sanitária, e essa luta não está sendo fácil. Tivemos que efetuar várias prisões por aglomerações, entrar em festas, ter contato com pessoas infectadas. Tivemos muitas baixas em nosso efetivo, comprometendo, inclusive, o atendimento das ocorrências em alguns períodos, mas continuamos na luta e juntos venceremos”, disse o subcomandante Alexander.

Visita ao secretário interino de Saúde, Gonçalo Barros

Vacinas

As vacinas chegaram trazendo esperança para a população. A Guarda Municipal está 24 horas em guarda ao estoque das vacinas, realizando a escolta e prevenindo distúrbios que possam ocorrer nos deslocamentos até às unidades de saúde onde estão sendo vacinadas as pessoas prioritárias nessa primeira etapa.

Escolta das vacinas

Futuro

A nova gestão de comando, segundo o comandante Baracat, acredita estar alinhada com a tropa e com o novo prefeito, Kalil Baracat (MDB), quer manter boa relação também com as categorias e instituições coirmãs e tem expectativa de uma reformulação salarial e de autorização para um concurso público ainda para 2021.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDomínio da agropecuária
Próximo artigoTJ autoriza Estado a dar férias compulsórias a servidores do sistema penitenciário