Grupo gasta US$ 3 milhões em livro de “Duna” pensando que tinha comprado direitos autorais

Duna está disponível na HBO MAX.

Um grupo de fãs e investidores de criptomoeadas conhecido como TheSpiceDAO, gastou três milhões de dólares no exemplar raro de um livro de artes conceituais do filme Duna planejado por Alejandro Jodorowsky.

A obra foi à leilão em 2021 e foi arrematada pelo grupo que, porém, pensava que estava comprando todos os direitos autorais sobre a franquia Duna de Frank Herbert, cuja detentora é a Warner.

Primeiramente, o grupo anunciou suas intenções de tornar o conteúdo público, digitalizando a cópia e transformando seus storyboards em uma nova série animada, artistas digitais selecionados para o projeto.

De acordo com o The Art Newspaper , o comprador disse que “emitiria uma coleção de NFTs que são tecnicamente inovadoras e culturalmente disruptivas”. No entanto, ter uma cópia do livro é muito diferente de possuir os direitos da franquia. Logo, eles não possuem os direitos para replicar vendas da obra e podem ser processados pela Warner se o fizerem.

Para se defender, o TheSpiceDao disse: “Embora não possuamos a propriedade intelectual da obra-prima de Frank Herbert, estamos em uma posição única com a oportunidade de criar nossa própria adição ao gênero como uma homenagem aos gigantes que vieram antes de nós”.

Atualmente, Duna está em alta por conta da nova adaptação cinematográfica de Denis Villeneuve que já integra o catálogo da HBO Max no Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAtriz de Pânico quase foi esfaqueada de verdade durante as filmagens
Próximo artigoLucifer supera Round 6 e conquista posto de série mais assistida no streaming em 2021 nos EUA