Carregando...
Geral

Grupo de siriri de Cuiabá realiza turnê por países da Europa

Grupo Flor de Atalaia
Foto de Redação
Redação

O grupo de siriri Flor de Atalaia de Cuiabá, com sede no bairro Parque Atalaia, na região do Coxipó, está realizando uma turnê por vários países da Europa desde o dia 30 de junho.

A turnê, projetada pela equipe artística do grupo, em conjunto a diretores do Conselho Internacional de Festival e Artes Tradicionais (CIOFF), levou para a Europa em seu repertório as danças tradicionais de Mato Grosso, como o siriri, o rasqueado cuiabano e a reza cantada, além do Samba, carimbó e a lenda do boto, representando a diversidade do folclore brasileiro de Norte a Sul.

Durante toda a turnê na Romênia, Sérvia, Croácia e Eslovênia também com participação na Bósnia Herzegovina, que ocorrerá até o dia 24 de julho, o grupo fará em torno de 35 apresentações, para um público estimado de 25 mil pessoas, representando Mato Grosso e o Brasil.

Flor de Atalaia

O Grupo Flor de Atalaia tem 10 anos de existência e participou de dezenas de festivais em todo o Brasil, adquirindo grande qualidade artística, sendo consagrado campeão e vice-campeão brasileiro em danças populares brasileiras no Festival de Dança de Joinville (SC), o maior festival do mundo, segundo o Guiness Book.

Para a presidente do grupo, Cristina Zuita, participar de festivais internacionais é uma oportunidade de mostrar as belezas artísticas de Mato Grosso, como o mocho, o ganzá e a viola de cocho, símbolo da dultura mato-grossense, através da dança e música.

Hoje (17), o grupo está em Zagreb, capital da Croácia, participando do Zagreb Internacional Folkore Festival, com outros grupos internacionais de diversos países do mundo.

Essa turnê faz parte do Projeto “Siriri por toda parte”, que tem como principal objetivo a valorização e manutenção da cultura cuiabana em diversos territórios regionais, nacionais e internacionais.

Na turnê, o grupo conta com 29 membros “artistas de quintal”, que são dançarinos, músicos e equipe de produção, pessoas que desenvolvem seu talento artístico nos quintais tradicionais cuiabanos, como o Quintal Flor de Atalaia.

A turnê tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e lazer (SECEL).

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Frio chegou para ficar! Fim de semana será gelado e com temperaturas de 15°C!

Frio de 15°C assusta MT e até ventilador ganha folga até segunda-feira
Política

Secretário da Câmara e ex-vereador incita violência contra servidor público de VG

Samir Japonês também citou uso de medicamentos controlados ao atacar servidor
Geral

Homem esfaqueado é socorrido enquanto casa pega fogo no Chácaras Jardim Planalto

Vítima caminhava ensanguentada por rua de Sinop nesta sexta (22); Bombeiros usaram 2 mil litros de água contra o incêndio
Geral

Veja o que muda na Lei de Uso do Solo com o novo plano habitacional de Abilio Brunini

Proposta que mexe nas regras da LC 389/2015 passou por sabatina de 4 horas entre empresários e urbanistas