Um grupo de 100 pessoas faz um bloqueio na BR-364, no KM 542, trecho em Rosário Oeste (105 km de Cuiabá), desde as 5h43 desta quinta-feira (10).

Segundo a Rota do Oeste, concessionária que administra a rodovia, o grupo faz parte do Movimento Social Agrário (MSA) e está reivindicando a regularização fundiária do assentamento Fonte de Luz, que fica em Rosário Oeste.

Os manifestantes disseram à concessionária que só irão liberar o tráfego às 10 horas.

Em nota, o movimento afirmou que tem se estabelecido nas proximidades do Bairro Aeroporto, estrada do Porteirão, em Rosário Oeste, há quase três anos, em uma área que, segundo eles, esteve por mais de 50 anos abandonada e que está sob o comando da Empaer, mas pertenceria à União e ao Estado.

“O MSA tem buscado de várias formas legais por reforma agrária e assentar as mais de 500 famílias que aguardam por um pedaço de terra. E diante dos fatos a ANU – AÇÃO NACIONAL UNIFICADA não mediu esforços para somar e buscar soluções plausíveis no que se refere a agilidades por parte do órgãos de Mato Grosso em assentar e solucionar problemas que vem se arrastando a tempos, famílias que estão a mercê da ‘Reforma Agrária’ e até então estão sendo deixadas de lado”, escreveram os coordenadores do movimento.

Ainda conforme a nota, eles pedem uma agenda com o governador Pedro Taques (PSDB), com o objetivo de regularizar a área da Empaer para o assentamento Fonte de Luz.

O presidente do Sindicato de Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Vieira de Amorim, disse ao LIVRE que tanto os caminhoneiros, quanto os motoristas de carros comuns, estão sendo prejudicados com o bloqueio.

“Não passa nem carro pequeno, somente ambulância, isso é uma vergonha”, disse o sindicalista.

Ele afirmou que nesta manhã um grupo de indígenas também bloqueia a BR-364, em um trecho em Comodoro (643 km de Cuiabá).

Atualizada às 09 horas:

Às 8h46 os manifestantes do trecho da BR-364 em Rosário Oeste liberaram a pista.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes