Grupo de apoio para dependentes químicos vale a pena?

Descubra quais são os benefícios de frequentar grupos de apoio para dependência química

Foto: Reprodução Лечение Наркомании/Pixabay

Frequentar grupos de apoio, seja qual for o vício ou situação, sempre vale a pena. Afinal, não é por acaso que nas próprias clínicas de recuperação são criados grupos onde homens e mulheres podem dividir suas rotinas e se fortalecerem mutuamente.

O objetivo de grupos como esse é sempre criar laços entre os presentes e mostrar que a realidade nunca é individual. A ideia é fazer com que os usuários percebam que outras pessoas passam pela mesma situação.

No caso dos dependentes químicos, participar de grupos de apoio destinados ao uso de drogas é ainda mais benéfico. Depois da participação, fica mais fácil optar pela internação voluntária e iniciar o tratamento.

Saiba mais!

Benefícios de frequentar grupos de apoio

É bem comum que dependentes químicos se isolem do mundo, ficando distante do apoio de familiares e amigos. Frequentar os grupos não substitui o tratamento em uma clínica de recuperação em Roraima, mas pode ajudar, e muito.

Nessas reuniões, os usuários se conectam com pessoas que estão vivendo a mesma situação, lutando para se libertar do vício.

Lá, os dependentes não recebem palavras negativas ou desanimadoras e também não são julgados por quem não conhece a realidade do mundo das drogas.

Sem julgamentos e com suporte contínuo, os viciados superam dificuldades e, aos poucos, conseguem mudar de mentalidade e encarar o tratamento de drogas muito mais fácil.

Isolamento nunca faz bem para o dependente

É preciso ter em mente que o principal benefício dos grupos de apoio é promover a socialização do dependente químico. Viciados em drogas são marginalizados constantemente e colocados de lado pela sociedade.

Conviver com outras pessoas e trocar experiências é essencial para que o dependente se liberte do vício rapidamente e passe por uma clínica de recuperação no Espírito Santo de maneira mais tranquila.

O isolamento nunca faz bem para nenhum alcoólatra ou usuário de drogas. Viver em sociedade e contar com apoio é muito importante para que o tratamento para alcoolismo ou entorpecentes seja eficaz.

Não negligencie o tratamento de drogas em uma clínica de recuperação

Frequentar grupos de apoio é sempre válido, mas o tratamento em uma clínica para dependentes químicos precisa ser priorizado.

Uma clínica de recuperação no Pará ou em qualquer outro estado disponibiliza médicos e profissionais especializados em casos de dependência química para ajudar o paciente.

Nas clínicas, além do tratamento com ibogaína e outros métodos, a terapia individual e em grupo também é aplicada para tornar o processo ainda mais benéfico para o paciente. Procure ajuda em uma clínica de reabilitação.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDiretor aposentado da Petrobras e da Caixa Econômica Federal lança biografia no dia 24 de Julho
Próximo artigoCaixa Econômica vai abrir mais 100 agências voltadas ao agronegócio