Cidades

Grande Cuiabá registra uma morte a cada 4 dias

Cuiabá e Várzea Grande registraram 61 homicídios durante o primeiro semestre deste ano. No Estado a média diária é de 2 mortes há mais de uma década

2 minutos de leitura
Grande Cuiabá registra uma morte a cada 4 dias
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

A grande Cuiabá registra uma morte a cada 4 dias. Essa é a média do primeiro semestre de 2021, quando foram contabilizados 61 óbitos, sendo 29 na Capital e 32 em Várzea Grande. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

A maioria desses registros, ou seja, 96%, tem como vítimas homens e o titular do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o delegado Fausto Freitas, frisa que não há uma fórmula para justificar isso.

Porém, há uma observação mais comportamental. Percebe-se que os homens têm uma tendência a tentarem resolver os problemas de uma forma mais violenta, enquanto as mulheres, buscam soluções mais pacíficas.

“Uma grande parte desses homens que foram vítimas de homicídios tinham envolvimento com o mundo do crime. Não quer dizer que a motivação foi o cometimento de um crime em específico. Porém, por eles estarem inseridos nesse ambiente criminoso deixam eles mais expostos a esse desfecho”, explica Freitas.

O delegado, no entanto, frisa que há outras situações que também levam ao homicídio como dívidas, brigas, consumo de álcool, discussões banais.

Um desses casos é o assassinato do policial militar Roberto Rodrigues de Souza, de 31 anos, que foi espancado até a morte em uma distribuidora em Várzea Grande. O militar discutiu com os suspeitos pouco antes de ser agredido.

“Alguns homicídios são circunstanciais daquele momento, não há uma ligação com o passado que tenha resultado naquele final”, reforça o delegado.

Dados de MT

(Imagem ilustrativa / Pixabay)

Já o Estado como um todo mantém a sua média de dois homicídios por dia, apesar da redução de 7% nos registros, saindo de 405 no primeiro semestre de 2020 para 374 no mesmo período de 2021.

Os homens também são as principais vítimas: 87% dos casos.

Atlas da Violência

Conforme o Atlas da Violência 2021, durante a década de 2009 a 2019, Mato Grosso registrou uma queda em seus registros de homicídios.

O Estado saiu de 1 mil  óbitos violentos no primeiro ano de medição para 895 ao final do período. Uma diminuição de 10,5%. Esse índice ficou abaixo da média nacional que foi de 12,6%.

O ápice de registros foi no ano 2014, quando Mato Grosso contabilizou 1.358 mortes violentas. Uma média diária de três mortes.

Apesar da queda em uma década, a média diária se manteve a mesma: duas ocorrências. Inclusive, esse número é o que se mantém ainda em 2021, com base nos dados do primeiro semestre,

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes