Mato Grosso

Governo vai à Bolívia em busca de gás natural para Mato Grosso

2 minutos de leitura
Governo vai à Bolívia em busca de gás natural para Mato Grosso
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Para tentar solucionar um impasse com a distribuição de gás natural para Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, vão à Bolívia nesta quinta-feira (30) para tratar de um novo contrato com o presidente do país vizinho, Evo Morales e com o ministro de hidrocarbonetos, Luis Alberto Sánchez. O governador já teria aval da Petrobrás para estabelecer um contrato firme para fornecimento de gás.

Conforme o secretário-chefe da Casa, a reunião desta quinta gera uma expectativa grande já que o Estado pode reestabelecer definitivamente o fornecimento de gás em Mato Grosso. “Vamos fazer diretamente um contrato entre Mato Grosso e a Bolívia”, disse Mauro Carvalho.

Esta será a primeira viagem internacional do governador Mauro Mendes. Nos últimos cinco anos Mato Grosso vem tentando fazer um contrato para o fornecimento de gás no estado. Mas, não consegue porque a prioridade do governo boliviano é de fornecer gás para a Petrobrás, já que o contrato firmado em 1996, prevê multa caso o volume distribuído seja menor que o contratado com a estatal boliviana YPFB, que fornece o gás.

No entanto, a Petrobrás deve rever sua política sobre o mercado de gás no Brasil. Pelos planos do Ministério da Economia, a empresa poderia vender toda a sua participação no mercado de gás no país, o que poderia facilitar a negociação de Mato Grosso com a Bolívia.

No passado, o governo até tentou firmar um acordo com o país vizinho, mas não conseguiu, além de comprar o gás, Mato Grosso ofereceu parte da empresa MT Gás e ainda a compra de parte da uréia produzida no país. A negociação teve a participação do presidente Evo, mas não avançou. Agora, Mato Grosso segue novamente em busca de um contrato firme com o país vizinho.

Um ramal do gasoduto trás o produto para Cuiabá começa no gasoduto Brasil-Bolívia em San Jose dos Chiquitos, passa por San Matias, até adentrar o território brasileiro por Cáceres, passa por Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande e Cuiabá. São 645 km de extensão até Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes