CidadesDestaquesMato Grosso

Governo tenta evitar que incêndios na Bolívia cheguem ao Pantanal

Foto de Laura Nabuco
Laura Nabuco

O governo de Mato Grosso vai enviar uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar para a Bolívia, com o objetivo de avaliar a situação dos incêndios florestais na região. A ideia é prevenir que os focos de queimadas do país vizinho se alastrem e cheguem ao Pantanal.

De acordo com o coronel Alessandro Borges, comandante do Corpo de Bombeiros, o motivo da preocupação são os ventos, que podem trazer o fogo para solo mato-grossense.

Por enquanto a equipe deve fazer um trabalho apenas de análise. A expectativa é que a viagem ocorra ainda nesta semana, mas ainda não há informações mais detalhadas da atuação no país vizinho.

Leia também

A ida de bombeiros mato-grossenses para a Bolívia foi definida nesta segunda-feira (26), na reunião entre o governo do Estado e representantes do Exército Brasileiro.

A pauta do encontro foi definir as estratégias conjuntas para o combate aos incêndios florestais na região Amazônica.

(Foto: Tchélo Figueiredo – SECOM/MT)

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, ao longo desta semana dezesseis novas equipes irão se juntar aos times já em campo. A colaboração do Exército foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) no domingo (25).

“A partir de agora vamos manter contato com os órgãos estaduais e, dentro das nossas possibilidades e expertise, que nesse caso se refere à logística e segurança, vamos auxiliar no que for possível”, disse o tenente-coronel do Exército Brasileiro, Velton Marcondes Leite.

(Com assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

O impacto da música na experiência de jogo

Geral

Mais de 70 pessoas foram presas em 2025 por fazer “gato” de energia em MT

Energisa e polícia intensificam fiscalização desde janeiro
A Propósito

Parabéns, Xomano!

Xomano venceu mais uma batalha e não precisará fazer mais hemodiálise
Alistamento Voluntário Feminino - Forças Armadas - Exército
Oportunidades

Quer vestir a farda? Exército abre seleção com mais de 1,1 mil vagas

Inscrições vão até 4 de maio e salário pode chegar a R$ 6,7 mil
22 de abril de 2026 02:06