Mato Grosso

Governo proíbe até novembro uso de fogo para limpeza de áreas rurais

Foto de Redação
Redação

Até o dia 12 de novembro, estará proibido em Mato Grosso o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas em propriedades rurais.

A proibição é consequência do Decreto nº 659, assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM), que prorrogou o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou na sexta-feira (2).

O governador justificou o decreto observando a aplicação dos princípios da prevenção e precaução, juntamente com a execução do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais de Mato Grosso, realizado neste ano pelo Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento ilegal, a Exploração Florestal ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT).

Em 2020, Mato Grosso chamou a atenção do planeta pelos incêndios no Pantanal mato-grossense. No total, já foram devastados mais de 2,5 milhões de hectares, sendo 311 mil somente nas últimas duas semanas, o que representa 17,8% da área total queimada.

Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) Prevfogo em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

Setasc divulga sorteados para camarote exclusivo no jogo do Cuiabá contra o Botafogo-SP

Ação do Programa SER Família Inclusivo garante conforto e acessibilidade para torcedores autistas e seus acompanhantes na Arena Pantanal
Geral

Festival da Pamonha atrai público e esgota produção na zona rural de Cuiabá

Evento impulsiona economia local e reforça turismo interno com alta procura por produtos à base de milho
Política

Flávio abre espaço para aliados fora do PL em Mato Grosso

Senador diz que todos os apoios serão necessários, mesmo fora do PL
Geral

Cuiabá registra 7 casos de meningite em 2026 e reforça vacinação em 72 unidades

Com dois óbitos confirmados na Capital, Secretaria de Saúde convoca pais e adolescentes para o ‘Dia D’ de imunização neste sábado (25)
22 de abril de 2026 23:02