Mato Grosso

Governo proíbe até novembro uso de fogo para limpeza de áreas rurais

Decreto do Executivo se fundamenta em estudos de combate ao desmatamento ilegal

1 minuto de leitura
Governo proíbe até novembro uso de fogo para limpeza de áreas rurais
Imagem Ilustrativa (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Até o dia 12 de novembro, estará proibido em Mato Grosso o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas em propriedades rurais.

A proibição é consequência do Decreto nº 659, assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM), que prorrogou o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou na sexta-feira (2).

O governador justificou o decreto observando a aplicação dos princípios da prevenção e precaução, juntamente com a execução do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais de Mato Grosso, realizado neste ano pelo Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento ilegal, a Exploração Florestal ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT).

Em 2020, Mato Grosso chamou a atenção do planeta pelos incêndios no Pantanal mato-grossense. No total, já foram devastados mais de 2,5 milhões de hectares, sendo 311 mil somente nas últimas duas semanas, o que representa 17,8% da área total queimada.

Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) Prevfogo em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes