A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) anunciou nessa quarta-feira (15) o novo projeto do Rodoanel. Conforme informação antecipada pelo LIVRE em reportagem no mês passado, a licitação será lançada ainda neste semestre, no dia 12 de setembro, e já foi publicada no Diário Oficial. O projeto custará R$ 498 milhões aos cofres públicos.
Segundo o secretário de estado de Infraestrutura Marcelo Duarte, a obra custará R$ 359 milhões a menos do que o projeto feito pela Secretaria da Copa em 2013 e as pistas terão durabilidade de 20 anos, 10 a mais que o anterior.
Dos 52 km totais do Rodoanel, apenas 9 km estão prontos. A obra ficou parada por nove anos. O projeto, que promete melhorar o trânsito de Cuiabá e Várzea Grande, prevê quatro pistas – duas em cada sentido, que, agora, serão feitas de concreto.
“Ele vai ser um projeto muito mais barato e muito mais eficiente, porque ele vai ser em concreto. Finalmente conseguimos a aprovação do DNIT”, disse Duarte. “Devido a uma série de irregularidades que foram herdadas da gestão passada, quase perdemos os recursos. Já foi até cogitado tirar esse recurso de Mato Grosso”.
A previsão, segundo o secretário, é que, depois de as obras serem iniciadas, o Rodoanel fique pronto entre quatro e cinco anos.
“Se os recursos todos estivessem em conta era uma obra para três anos. Mas, por conta desse estrangulamento financeiro que o Governo Federal passa, e todos os Estados estão passando, um momento difícil do país, a gente acredita que é uma obra que deve durar de quatro a cinco anos, por conta da questão financeira”, afirmou Marcelo.
Apesar do lançamento da licitação, a obra ainda deve demorar para ser iniciada, visto que o processo licitatório pode levar até seis meses e, segundo a assessoria da Sinfra, obras em Mato Grosso só iniciam em março, quando passa o período de chuvas.
Confira no vídeo como será o Rodoanel de Cuiabá:
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