Governo lança licitação para restaurar Avenida Archimedes Pereira Lima

O trecho da avenida a ser restaurado compreende uma extensão de 4,5 km

(Foto: Arquivo Secom-MT)

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) lançou nessa sexta-feira (5) a licitação para restauração do pavimento da Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima, entre os bairros Boa Esperança e Tijucal, em Cuiabá. Orçada em R$ 13.267.953,45, a obra prevê ainda o alargamento em concreto armado das pontes sobre o Rio Coxipó e sobre o Córrego do Moinho.

O trecho da avenida a ser restaurado compreende uma extensão de 4,5 km. O tráfego intenso de veículos e as irregularidades na qualidade dos serviços executados há seis anos provocaram diversos defeitos no pavimento, ocasionando riscos aos usuários da via. Foram realizados inúmeros estudos técnicos para definir as intervenções que precisarão ser feitas.

O secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra-MT, Isaac Nascimento Filho, explica que será realizada uma restauração completa do pavimento. Em alguns trechos, será necessário escavar a avenida para refazer toda a base, sistema de drenagem e substituição de materiais.

Por conta disso, alguns trechos precisarão ser interditados durante a execução dos trabalhos, mas o objetivo da Sinfra-MT é deixar pelo menos uma faixa de rolamento disponível para os veículos. Do orçamento previsto, aproximadamente R$ 12 milhões são para a restauração do asfalto.

Já o alargamento das pontes, tem o objetivo de criar uma passagem para os pedestres. Atualmente, esse espaço é inexistente nas duas pontes da pista sentido Tijucal-Boa Esperança, o que gera insegurança para as pessoas que precisam passar a pé pelo local e também para os motoristas. O prazo para execução da obra, após a assinatura da ordem de serviço, é de 180 dias.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, o objetivo da restauração é garantir a segurança de todos os usuários da avenida e assegurar o fluxo permanente dos veículos. “Vamos resolver a questão da Archimedes Pereira Lima, uma avenida que sempre apresentou problemas desde que foi liberada para o público há seis anos”, afirmou.

Originalmente parte do pacote de obras da Copa do Mundo de 2014, a obra de duplicação da Avenida Archimedes Pereira Lima nunca foi finalizada. Em julho desse ano, a Sinfra-MT rescindiu unilateralmente o contrato com a antiga construtora, atendendo ao parecer elaborado pelos técnicos da pasta e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT).

A licitação será realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação, em lote único, e do tipo de menor preço. As propostas deverão ser entregues no dia 7 de dezembro, às 14h, na sala de licitações da Sinfra. Todas as informações sobre o edital estão disponíveis no site da Sinfra.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorA reinserção social por meio da arte: conheça a história da ex-presidiária que virou atriz
Próximo artigoConfira os resultados da delegação mato-grossense nos Jogos Escolares Brasileiros