Cidades

Governo inaugura Salgadeira no aniversário de Cuiabá, mas sem banhos

4 minutos de leitura
Governo inaugura Salgadeira no aniversário de Cuiabá, mas sem banhos

Lidiane Barros/OLivre

obras salgadeira

Imprensa e autoridades participaram de uma visita técnica nesta manhã de sexta-feira (09)

Após seis anos em obras, o Complexo da Salgadeira, no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, vai ser inaugurada. Porém, apenas para visitação e contemplação, sem os tão sonhados banhos de rio.

Imprensa e autoridades participaram de uma visita técnica nesta manhã de sexta-feira (09) para conhecer as obras e o que será feito. O complexo turístico, segundo o secretário do Desenvolvimento do Turismo, Luiz Carlos Nigro, será gerido por uma única empresa, definida em edital a ser aberto ainda em março.

Segundo o governador do Estado, Pedro Taques, a Salgadeira voltará a funcionar ao público totalmente pronta para visitação, sem sequência de etapas. A novidade será a Estação de Tratamento de Esgoto, após o projeto, de 2012, ser repactuada a um preço maior, devido a erros graves, como uma fossa que transportaria dejetos aos rios.

O valor total da obra que conta com espaço museológico, de contemplação, restaurantes, banheiros, depósitos, loja de artesanato e playgrond com mais de 600m² ficou em R$ 12,6 milhões.

Edital

Segundo afirmou o secretário de Turismo, Luiz Carlos Nigro, toda a exploração econômica da Complexo da Salgadeira será feita em forma de concessão para a iniciativa privada. “A ideia é que uma pessoa explore todo o complexo, bem como o estacionamento e por meio da locação de lojas e restaurantes. O Estado não terá nenhum ônus disso”.

Ainda não há, também, um levantamento sobre o retorno financeiro da gestão do Estado, segundo o secretário.

“Será quase igual à Rodoviária, uma única empresa fará os subcontratos de locação para lojas, restaurantes, lanchonetes e tudo mais o que ele puder inclusive realizar eventos durante a noite”, explica. Enquanto é realizada a concorrência pública para concessão, nos primeiros 90 dias, o local continua administrada pelo Governo do Estado.

Dentro desta dinâmica, a visitação será gratuita, com pagamento de estacionamento. Lixeiras ecológicas e campanhas de conscientização são prometidas pelo secretário, assim como a disponibilização de guiar turísticos e um Museu de geologia no local – todas ações geridas pela empresa que abocanhar a licitação.

“O Estado quer ter relação só com um empresário”, reafirma Wilson Santos, que estará presente na inauguração do Complexo como ex-secretário, pois deve deixar seus cargos até o dia 19 para voltar ao legislativo, sem indicar um (a) sucessor (a) para a pasta. “Essa é uma escolha exclusiva do governador, ele está analisando os nomes internos [adjuntos] e nomes externos. Não vou indicar”, afirma.

Lidiane Barros/OLivre

Artista interdita obra da Salgadeira que foi

Artista interdita obra da Salgadeira que foi “restaurada” sem sua autorização

Protesto Jonas Correa

A ocasião foi marcada também pelo protesto do artista, Jonas Correa. Questionado pela reportagem do LIVRE sobre o equívoco em contratar outro artista para restaurara a obra, ele explicou que a restauração foi de ordem do Colégio Isaac Newton que financiou a obra do artista no advento da Carta da Terra.

“Não vou opinar sobre isso, a obra do artista Jonas foi construída em 1998 e nunca sofreu uma reforma. Nós não tocamos nessa obra e não tocaremos, porque essa obra não pertence ao Estado”. Segundo o secretário, o professor Leopoldo, responsável pela direção do colégio estará no local às 16h, desta sexta-feira (09) para conversar com o artista.

“No escopo da reforma esse item não está contemplado, está havendo um pequeno desentendimento entre a direção do CIN e o artista plástico, mas não sei entrar em detalhes. O Estado de Mato Grosso não se mete nesse assunto”, afirmou oficialmente, o secretário Wilson Santos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes