BrasilConsumo

Governo federal extingue mais de 13 mil cargos efetivos

Foto de Agência Brasil
Agência Brasil

Passado um mês do decreto presidencial que extinguiu 21 mil cargos comissionados, funções e gratificações da esfera federal, o governo Jair Bolsonaro anunciou o fim de 13.231 vagas. Desta vez, são cargos efetivos da administração pública federal que já estão vagos ou que devem vagar nos próximos meses.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, mais de 93% desses cargos já estão vagos. Apenas 916 aguardam a desocupação pelos órgãos aos quais estão submetidos.

Assessores do governo explicaram que as funções aplicadas a estas vagas estão obsoletas para a atual dinâmica. Entre cargos incluídos no decreto figuram os de jardineiro, técnico em radiologia, guarda de endemias, mestre de lancha e operador de máquinas agrícolas.

As vagas elencadas no texto oficial deixam de existir a partir de 12 de junho de 2019, reduzindo organogramas dos Ministérios da Economia e da Saúde, da Advocacia Geral da União, da Fundação Nacional de Saúde e do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).

O enxugamento da máquina pública e a ampliação da eficiência dos serviços prestados à população têm sido reforçados pela equipe de Bolsonaro desde o início do governo. No caso de cargos comissionados, funções e gratificações extintos com o decreto de 13 de março deste ano, a expectativa do governo era de economia de mais de R$ 190 milhões anuais.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

calor - quente - temperatura
Geral

Se prepare! Fim de semana terá clima abafado e máximas de até 37°C em MT

Previsão aponta sol entre nuvens e chuvas rápidas ao longo dos dias
Crônicas Policiais

“Presente e facada”: Homem é atacado por amante após atender pedido de compra

Vítima de 46 anos tentava terminar relacionamento extraconjugal quando foi atacada; suspeita confessou o crime e foi presa em flagrante
Crônicas Policiais

Traficante com extensa ficha criminal morre em troca de tiros com a Força Tática

Suspeito de 22 anos era monitorado por tornozeleira e reagiu à abordagem da Operação Tolerância Zero em Primavera do Leste
Crônicas Policiais

Inteligência desmascara foragido por homicídio que usava nome do irmão em MT

Homem de 56 anos foi preso pela Força Tática em Bom Jesus do Araguaia; ele possuía dois mandados de prisão em aberto no Estado de Goiás
24 de abril de 2026 17:01