Governo entrega Casa Cuiabana revitalizada; Pescuma, Henrique e Claudinho fazem show

Cerimônia será na segunda-feira (2). Em nova fase, salas do centro cultural poderão ser compartilhadas como espaço de co-working

Nova pintura da fachada busca trazer a cor original da edificação, construída no século 18 (Divulgação Secel)

O trio Pescuma, Henrique e Claudinho é atração da cerimônia de entrega da obra de revitalização da Casa Cuiabana, que será nesta segunda-feira (2), às 19h. O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec Benitez participam da cerimônia que terá ainda, apresentações de dança.

Muito utilizada por artistas da cidade para a realização de seus eventos contará também com novo projeto de ocupação. As nove salas ficarão disponíveis para criação artística e co-working.

Segundo a assessoria de comunicação da Secel, o centro cultural estava há dez anos sem receber uma obra completa de manutenção predial.

A revitalização inclui novos equipamentos de som e iluminação que serão instalados em breve, segundo o superintendente de Políticas Culturais da Secel, Jan Moura.

Assim, o ambiente será adequado a ensaios e apresentações de teatro e dança, por exemplo. Também será montado um estúdio de gravação musical e no quintal cuiabano, haverá uma tenda para os shows abertos, cobrindo a arena quando houver necessidade.

Entre as melhorias já realizadas na infraestrutura do prédio estão acessibilidade, instalações elétricas, hidráulica, esquadrias, cobertura, banheiros, forro, pavimentação, piso antiderrapante, praça e jardim.

Cor original na fachada

Uma das mudanças perceptíveis é a nova pintura, em tom de amarelo na fachada, que busca trazer a cor original da edificação, construída no século 18.

Segundo assessoria da Secel, a obra de revitalização respeitou e preservou as características originais do prédio que é patrimônio histórico e cultural desde 1983.

A novidade é o acesso à internet, que era uma demanda antiga dos usuários do espaço cultural, e agora será disponível para o desenvolvimento dos projetos.

Agenda de março

Mesmo com a obra, que durou em torno de quatro meses, a Casa Cuiabana ficou aberta, e manteve a programação de eventos e projetos de formação de música, teatro, dança, informática, artes plásticas e capoeira.

Para o mês de março, o espaço já tem programado três eventos (Feira de Mulheres Empreendedoras (07), evento de capoeira (14) e Feira do Vinil e de Antiguidades (21), todos aos sábados). Também está aberta para o público a exposição Irigaray – Arte – Ikuiapá, com obras inéditas do artista, até o dia 07 de março.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSob ameaça de uma faca, adolescente é estuprado pelo tio dentro de casa
Próximo artigoMP cobra obras emergenciais para evitar desabamento de dois prédios em Cuiabá