Cidades

Governo e UFMT estudam federalização de Hospitais Regionais

3 minutos de leitura
Governo e UFMT estudam federalização de Hospitais Regionais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tenta a federalização das unidades dos Hospitais Regionais de Sinop e Rondonópolis. Para debater o assunto, o comandante da saúde estadual, Gilberto Figueiredo reuniu com a reitora da UFMT, Myrian Serra. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (20), data em que o governo prorrogou a situação de emergência das unidades estaduais.

Apesar de reconhecidas algumas adversidades, ambos os gestores visualizam o projeto como uma possibilidade de melhoria do serviço prestado à população mato-grossense. A ideia inicial é de que as unidades possam funcionar como hospitais-escolas.

“Acredito que essa seja uma questão extremamente convergente, que engloba a disposição da Secretaria de Estado e da UFMT. Por isso, juntamos forças e estipulamos a criação de um Grupo de Trabalho que terá a missão de levantar informações e dados referentes à viabilidade do projeto”, ressaltou Figueiredo.

Os elementos a serem apurados pelo Grupo de Trabalho auxiliarão a defesa do projeto junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – responsável pela administração do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), único hospital público federal do Estado, ligado à UFMT.

“A comissão terá 90 dias para entregar os resultados da profunda avaliação. O Grupo de Trabalho ainda irá definir o que é necessário para operacionalização do projeto e qual é o sistema de gestão de cada hospital, mediante consultoria da equipe da Ebserh”, concluiu a reitora.

O prazo para a realização do levantamento de informações é prorrogável por mais 90 dias, sendo a avaliação dos dados uma ferramenta essencial para a perfeita tomada de decisão.

Representatividade

No encontro, também esteve presente o deputado estadual Delegado Claudinei, suplente da Comissão de Saúde e representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Além de acompanhar a questão, que diz respeito à Saúde e à Educação do Estado, o parlamentar integrou a mesa com o intuito de levar a relevante discussão à Casa de Leis.
“Assim que divulgada a composição do Grupo de Trabalho, a Assembleia será oficialmente notificada sobre o assunto e participará legitimamente do debate sobre a questão”, enfatizou o secretário de Saúde, durante a reunião.

Situação de emergência

O governador Mauro Mendes (DEM) decidiu decretar nesta semana a prorrogação da situação de emergência dos regionais, diante da grave crise econômica e da Sorriso, Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis, Cáceres e Sinop por 180 dias.

O decreto do governador declara ainda situação de emergência em novas unidades da saúde estadual. Entram na lista o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Superintendência de Assistência Farmacêutica – SAF, MT Hemocentro, Cridac, Cermac, Lacen e Superintendência de Obras da SES.

Com este decreto, o Estado poderá fazer as renegociações dos contratos, contratações mais céleres, bem como a manutenção de equipamentos, aquisição de medicamentos e insumos, além de um prazo maior para renegociar com os credores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes