Governo e Fiemt mantêm prorrogação do Prodeic para 2022

Programa concede benefícios fiscais para empresas que pertencem à indústria de transformação

(Foto: Divulgação / Fiemt)

O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) aprovou nesta segunda-feira (30) a prorrogação para 2022 do atual modelo de benefícios fiscais do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). A definição contempla a maioria dos segmentos industriais do Estado.

O Prodeic concede benefícios fiscais para empresas que pertencem à indústria de transformação, contribuindo para a expansão, modernização, diversificação das atividades econômicas e inovação tecnológica das estruturas produtivas

Nos últimos dois meses, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) manteve constante diálogo com o governo estadual e os setores industriais na construção deste entendimento.

Durante a reunião virtual do conselho, que aprovou por unanimidade a prorrogação dos incentivos, o presidente da Fiemt e conselheiro do Condeprodemat, Gustavo de Oliveira, destacou que a manutenção dos percentuais vai contribuir com a competitividade do setor industrial.

“Todo o setor produtivo está pressionado por conta do aumento de custos. A inflação tem elevado o preço de matéria-prima e insumos, além de encarecer os equipamentos necessários para que as indústrias possam se modernizar e ganhar mais competitividade. Essa decisão do Governo do Estado em manter os percentuais é benéfica para todos nós e uma vitória para o setor”, afirma o presidente da Fiemt.

Ainda segundo Gustavo de Oliveira, a Federação segue buscando alternativas em soluções energéticas mais baratas, logística mais eficiente e em ferramentas que possibilitem o acesso à novos mercados que paguem melhor pelos produtos mato-grossenses.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para garantir a segurança jurídica aos empresários que farão investimentos no estado, o projeto de lei que define a prorrogação dos incentivos já está sendo enviado para apreciação do parlamento estadual.

“A fruição dos benefícios será garantida na Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no projeto de lei que o governo levará à Assembleia Legislativa”, finaliza.

Conselho

O Condeprodemat é responsável por definir as diretrizes, critérios e os percentuais de incentivos fiscais concedidos aos segmentos econômicos do Estado. É composto por representantes do poder público e da sociedade civil. São membros do conselho os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico (Sedec MT), Casa Civil e Fazenda (Sefaz), além do Procurador-Geral do Estado (PGE MT). As entidades são representadas por um membro das federações da Indústria (Fiemt), Agricultura e Pecuária (Famato) e Comércio (Fecomércio).

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPerda de adesão
Próximo artigoMourão garante que manifestações do 7 de Setembro serão pacificas