Governo diz que vai entregar mais 94 UTIs e custear outras 194 no interior

Taxa de ocupação dos leitos já existentes estava em 94,2% no Estado. À beira do colapso, apenas 14 UTIs estavam disponíveis até a quinta-feira (2)

(Foto: Mayko Toscano/ Secom-MT)

Mato Grosso deve ter mais 20 leitos de enfermaria e 94 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) até o final de julho. Os equipamentos devem ser instalados em todas as regiões do Estado, segundo anunciado pelo governador Mauro Mendes (DEM), nesta sexta-feira (3).

Além dos novos leitos mantidos pelo Estado, outras 159 UTIs em parceria com os municípios devem entrar em funcionamento.

Até a quinta-feita (2), a taxa de ocupação dos leitos já existentes estava em 94,2%. À beira do colapso, apenas 14 UTIs estavam disponíveis.

Na Baixada Cuiabana, já foram criadas 80 novas UTIs nos últimos meses, sendo 50 no Hospital Estadual Santa Casa e 30 no Metropolitano. A previsão é de entregar mais 50 nas próximas semanas nas duas unidades.

No interior, o trabalho também tem se intensificado com novos leitos nos hospitais regionais, contratações de leitos em hospitais filantrópicos.

“Os municípios tomam as providências e o Estado paga a conta junto com o Governo Federal. São R$ 2 mil por leito, por dia. Temos esse planejamento em várias cidades, Confresa, Nova Mutum, Sinop, Tangará, e muitas outras”, explica.

Contratação de pessoal

Mendes relata a dificuldade para a contratação de equipes de saúde para que as UTIs possam funcionar.

“O nosso maior problema hoje é a dificuldade de contratação de pessoal. Colocamos um edital público para chamar 50 médicos, 300 enfermeiros, maqueiros, assistentes sociais e estamos tendo dificuldade para encontrar. Subimos o preço, elevamos o patamar salarial e demos ampla publicidade a isso. Estamos fazendo todo o esforço possível”, declarou.

O governador também orientou a população a procurar ajuda médica já nos primeiros sintomas de covid-19, atitude que tem salvado muitas vidas.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSolar Coca-Cola doa 150 cápsulas de oxigenação para hospitais em Mato Grosso
Próximo artigoUsina Hidrelétrica Sinop entrega embalagens de álcool em gel para instituições públicas de Sinop

O LIVRE ADS