Mato Grosso

Governo diz que denúncia de deputada é equivocada e que edital foi mal interpretado

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Governo diz que denúncia de deputada é equivocada e que edital foi mal interpretado
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Governo do Estado afirmou que as informações presentes na denúncia feita pela deputada estadual Janaína Riva (MDB) de supostas irregularidades em processo licitatório para aquisição de maquinários estão equivocadas e que o edital foi erroneamente interpretado.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Gestão ressaltou que o edital não prevê regras exclusivamente para os lotes para aquisição de pás carregadeiras, questionadas pela parlamentar, que levantou suspeitas de direcionamento do processo licitatório.

A pasta também assegurou que o certame não traz a necessidade de 3 lojas para assistência técnica no Estado como exigência, mas como qualificação técnica, outro ponto questionado por Janaína. “Ou seja, não existe nenhum direcionamento na construção deste procedimento para beneficiar nenhuma empresa em específico”, diz trecho da nota.

A deputada formalizou a denúncia ao procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Deschamps, na última quarta-feira (30).

Confira a nota na íntegra

Esclarecimentos sobre licitação de maquinários

A Secretaria de Estado de Gestão esclarece que a informação de que o edital exige que a marca do maquinário detenha três lojas de assistência técnica autorizadas no Estado de Mato Grosso está equivocada. Na verdade, o que o edital pede, como qualificação técnica, e não como exigência, é que a marca do maquinário ofertada para licitação tenha três lojas com assistência no Estado ou apresente três pessoas jurídicas que poderão atender com assistência técnica, independente de marca ou fabricante.

Ao fazer a correlação com a suposta empresa que estaria na teoria sendo beneficiada, nos moldes da regra, erroneamente interpretada, não estaria condizente, pois a suposta empresa possui apenas duas lojas autorizadas no Estado. Neste caso a própria empresa mencionada já estaria desclassificada de partida.

Em momento algum o edital exige única e exclusivamente que seja garantida a existência de três lojas para a assistência técnica antes do procedimento licitatório.

O edital deixa claro que a assistência técnica poderá ser da própria empresa ou de um terceiro, independente se o mesmo trabalha ou não representando aquele fabricante, mas com condição técnica garantida pelo fabricante do produto nos moldes elencados no edital, que atenderá nos casos de assistências que vierem a ocorrer, inclusive por este possível terceiro.

Ademais as regras postas no edital não estão ali exclusivamente para os lotes de maquinários pás carregadeiras, elas também estão ali para atendimento aos lotes 1 e 2 (caminhões basculantes) que também demandam necessidades a serem cumpridas. Este certame também necessita garantir manutenção e assistência para estes lotes a serem executadas nos mesmos moldes.

O edital está assim colocado justamente para não diminuir o leque de possibilidades de empresas participantes do certame e ter condições de, em parceria com o fabricante, se não for o próprio a estar participando, credenciar, contratar, nos casos que não o tenha, parceiros para este atendimento de manutenção, obedecendo aos critérios estabelecidos no certame.

Informamos ainda que se o número de locais para assistência técnica fosse o principal requisito para vencer este certame, a fabricante de máquinas pesadas Hyundai, com 13 assistências técnicas cadastradas, ou a empresa Komatsu, que mantém uma rede de quatro autorizadas em peças dentro do Estado, entre outros representantes, conforme levantamento feito, seriam as favoritas.

Ou seja, não existe nenhum direcionamento na construção deste procedimento para beneficiar nenhuma empresa em específico. Por fim informamos que são várias as empresas que têm condições de participação com maquinários. Tendo em vista estar aberta a licitação, não cabe aqui julgar uma ou outra antes do procedimento ocorrer. O simples fato de diversidade de possibilidade de empresas no mercado para atendimento acabará por acarretar uma disputa de preço muito boa que irá resultar na aferição de um valor abaixo do esperado, gerando economia aos cofres públicos.

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