Mato Grosso

Governo do Estado transforma a Santa Casa em hospital estadual

1 minuto de leitura
Governo do Estado transforma a Santa Casa em hospital estadual
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), confirmou, na tarde desta quinta-feira (2), que o Estado vai assumir a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A unidade está fechada desde o dia 11 de março, devido à extrema crise financeira.

De acordo com o governo, em razão da interferência, o hospital filantrópico, que tem mais de 200 anos, passará a ser considerado uma unidade pública e estadual de alta-complexidade. Sua gestão será feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Em coletiva de imprensa, Mendes informou que trata-se de uma “requisição administrativa dos bens e serviços”, que foi decretada nesta tarde, e deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (Iomat) em uma edição extra, ainda hoje. Conforme o governador, a medida foi tomada após estudo de viabilidade feito pela SES.

“A medida se faz necessária diante do fechamento da unidade, desde 11 de março, e da grave crise ocasionada, bem como a notória insolvência financeira da unidade e suspensão dos serviços à saúde pública, que culminaram com grave risco para a própria preservação da vida humana”, diz trecho de uma ‘nota à sociedade’, entregue aos jornalistas.

No documento, consta que a “requisição” da administração da Santa Casa tem caráter emergencial e temporário. No entanto, o governador comentou que a medida poderá durar, inclusive, anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes