Mato Grosso

Governo de MT estuda construir hospitais especializados em tratamento de câncer

Unidades estão sendo planejadas no moldes do Hospital do Câncer de Barretos, com vários centros de procedimento

1 minuto de leitura
Governo de MT estuda construir hospitais especializados em tratamento de câncer
(Foto: Reprodução/Secom-MT)

O Governo de Mato Grosso planeja construir um hospital especializado em prevenção e tratamento do câncer. A unidade seria construída nos moldes do padrão do Hospital do Câncer de Barretos (HC). 

O HC foi visitado na manhã desta quinta-feira (31) pelo governador Mauro Mendes e uma equipe que reuniu prefeitos e a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis, Analy Souza.  

O HC de Barreto opera com vários centros de procedimentos, como prevenção, diagnóstico e tratamento. Em Mato Grosso, as alas especializadas devem ser construídas via parceria em formato de centro de prevenção e tratamento em Rondonópolis (200 km de Cuiabá) e Sinop (505 km de Cuiabá), onde já existe uma unidade em operação e passará a ter colaboração do Estado. 

“Já está provado que a prevenção salva vidas e pode curar e é isso que nós vamos fazer lá em Sinop, que já iniciou, e agora em Rondonópolis. Vamos investir pesadamente na prevenção e no tratamento inicial. Vamos construir hospital vocacionado para tratamento do câncer”, afirmou o governador. 

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), três cidades em Mato Grosso possuem hospitais de tratamento de câncer em Mato Grosso – Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Mas, há apenas uma unidade especializada, o Hospital do Câncer de Mato Grosso, na Capital. 

Levantamento do Inca, com dados de 2020, aponta que os tipos de câncer mais comum são de próstata nos homens e de mama nas mulheres. O primeiro tipo corresponde 61,7% e o segundo a 33%.  

Logo depois, aparecem os tumores de traqueia, brônquio e pulmão e no colo do útero, com uma proporção na casa dos 12% do total de casos. Em 2020, foram diagnosticados 2.890 casos em Mato Grosso. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes