Governo de MT diz que vacinação contra covid-19 deve começar em fevereiro de 2021

Governador Mauro Mendes participou de reunião na tarde de ontem com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

(Foto: Reprodução/Secom-MT)

O governador Mauro Mendes disse nessa terça-feira (8) que Mato Grosso deverá ter doses para a imunização contra a covid-19 a partir de fevereiro do próximo ano, mês em que o Ministério da Saúde planeja receber os primeiros lotes de 300 milhões de doses. 

O planejamento da vacinação depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Brasil já teria doses garantidas da vacina produzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca, via consórcio de estudo e produção.  

Esse primeiro contrato garantiria a imunização de 150 milhões de pessoas já que cada indivíduo precisa tomar duas doses. A produção no Brasil ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

“Após o pedido ser registrado na Anvisa, a previsão é que até o final de fevereiro o órgão analise e autorize a vacina, caso todos os procedimentos estejam de acordo com as normas. Continuaremos a articular e cobrar para que a vacinação da população mato-grossense ocorra o quanto antes, de forma rápida e segura”, disse o governador Mauro Mendes. 

Mendes participou da reunião virtual com ministro Eduardo Pazuello na tarde de ontem com a presença de outros gestores. A reunião antecedeu a declaração ao vivo feita pelo ministro. 

Conforme o governador, Pazuello afirmou que os demais procedimentos para a aplicação da vacina, “como a compra de seringas, luvas e a organização da logística”, já estão sendo executadas pelo Ministério da Saúde. 

Assim como no planejamento do estado de São Paulo, os grupos de risco e profissionais da saúde serão priorizados.  Ainda conforme Mauro Mendes, o ministro informou que está confirmado o envio de 100 milhões de doses até junho e outros 260 milhões no segundo semestre de 2021. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMulher contrata eletricista e sofre tentativa de estupro dentro de sua própria casa
Próximo artigoIdoso de 75 anos é atacado por pitbull e sofre mais de 13 pontos no rosto